Em recente evento social, um político de peso da cidade declarou que a Prefeitura de Contagem é uma viúva pobre e com muitos filhos para criar. Apesar dessa realidade, o número de pretendentes a desposá-la não para de crescer. Quanto mais perto do pleito e, por conseguinte, das definições partidárias, maior é o número de candidatos.
Na semana que passou o ex-vereador Jander Filaretti reuniu a imprensa contagense para um café da tarde, quando declarou que está preparado para ser prefeito de Contagem.”Sempre prestigiei a imprensa local, por isso resolvi reunir vocês aqui e anunciar minha pré-candidatura por meio dos veículos de comunicação da cidade. Fui vereador em várias legislaturas, dei minha contribuição e agora quero ter a oportunidade de governar a cidade”, declarou.
Jander Filaretti declarou ainda contar com o apoio do ex-prefeito e ex-governador Newton Cardoso, um dos nomes emblemáticos do PMDB. “Fui convidado, no mês de março, para me filiar ao PMDB. Sabia que o partido estava em processo de composição da chapa de vereadores, mas avisei que minha pretensão não era voltar à Câmara Municipal”, anunciou.
Depois que Michel Temer assumiu a presidência, em mais uma conversa com Newton Cardoso, recebi um convite oficial para assumir a condição de candidato a prefeito. “É uma honra para mim, para qualquer um que já tenha ocupado cargo público, governar a cidade em que vive. Aceitei o desafio e estou iniciando o diálogo com os diversos atores políticos de Contagem, lembrando que
há quatro anos, o cacique do PMDB, Newton Cardoso, uniu todos os partidos para derrotar o PT em Contagem.Ele apoiou o PCdoB e conseguiu atingir o objetivo, que foi a vitória.
O pré-candidato peemedebista assegura que não quer derrubar ninguém, que deseja disputar as eleições, ganhar e fazer as mudanças que a cidade necessita.”Tenho muita experiência política e conheço muito bem a cidade. Sei que será um desafio, mas estou preparado para enfrentar o que vem pela frente. Inclusive as obras inacabadas que devo herdar do atual governo”, afirma.
Quando se fala em candidatura a prefeito, uma das primeiras questões que surge é de quem será o vice. JanderFilaretti diz que pretende conversar muito, ampliar o debate para aglutinar forças e só em agosto, prazo limite, vai definir quem será. “A intenção é criar um governo novo, um projeto novo para a cidade. As expectativas criadas ficaram abaixo daquilo que esperávamos. Não é o Jander Filaretti que diz, não é o PMDB que fala. Isso é a voz que vem das ruas, que precisa mudar”, complementa, lembrando que as conversas serão ampliadas com todos os partidos, exceto PCdoB e PT, que já definiram seus caminhos.
Ele garante que já começou a traçar o plano de governo que será proposto durante a campanha para convencer os eleitores, sem causar falsas expectativas, sem apresentar promessas que não podem ser cumpridas. “É preciso restabelecer os programas sociais, a exemplo do que foi feito pelo PMDB em Nova Contagem. Muito pouco foi feito em termos de habitação na cidade de lá para cá. Além disso, é preciso fazer a economia municipal voltar a crescer, investir pesadamente em infraestrutura”, concluiu.
Gastos – Jander Filaretti sabe que a campanha deste ano será diferente das anteriores, especialmente no tocante ao financiamento das mesmas, já que há limite de gastos e proibição para doações de empresas. “O grande impulso a ser dado será pelo partido, será pelo próprio PMDB”, assegurou.
Rede decide disputar eleição para prefeito
Em cerimônia realizada na última terça, 31 de maio, na Câmara Municipal de Contagem, os filiados ao partido Rede Sustentabilidade no município, que tem a presidenciável Marina Silva como um de seus maiores expoentes nacionais, se reuniram para empossar sua comissão provisória e lançar Kaká Menezes como pré-candidato a prefeito.
O momento foi muito festejado pelos presentes. O lançamento da pré-candidatura a prefeito de Kaká Menezes fez com que ele entrasse definitivamente para o cenário político municipal, agora como candidato, depois de muitos anos cooperando com as políticas públicas da cidade.
Com o apoio de empresários, políticos, artistas, lideranças comunitárias e grande participação de filiados e convidados, o Rede de Contagem quer mostrar sua força para as eleições municipais de 2016.
PT decide apoiar a reeleição
O Partido dos Trabalhadores caminhará ao lado do prefeito Carlin Moura nas eleições municipais de Contagem. Em encontro voltado para definir a tática eleitoral de 2016, realizado no domingo, dia 22 de maio, os 95 delegados eleitos no último PED decidiram, por unanimidade, pela aliança com o PCdoB.
No encontro, duas teses estavam em disputa. A “Pra frente é que se anda”, que pregava a aliança e a “Filhos da esperança que venceu o medo”, que defendia candidatura própria. Após uma série de discussões, contudo, os partidários desta tese, em minoria, abandonaram a reunião. Com gritos de “PT e PCdoB, juntos pra vencer”, os delegados presentes aclamaram a união em torno da reeleição de Carlin Moura.
Irineu já prepara plano de governo
Em encontro recente, os vereadores professor Irineu e Rodinei Ferreira ouviram da deputada estadual e ex-prefeita Marília Campos e de outras lideranças do seu campo político a declaração de apoio e comprometimento com a pré-candidatura dos dois à prefeitura de Contagem.
Além da declaração de apoio, Marília Campos repassou ao professor Irineu e à Rodinei um documento com um conjunto de diretrizes para a consolidação do programa de governo para Contagem. A contribuição do grupo da deputada aponta para uma gestão cidadã, preocupada com presente e futuro da cidade.
As diretrizes são oito, dispostas da seguinte forma: governar para todos e com todos; austeridade administrativa e com o gasto público; reforma administrativa; eficiência e compromisso com a gestão; planejar o futuro; cuidado com a cidade; direitos sociais e perspectiva metropolitana.
O documento traz ainda uma análise da conjuntura atual do país e manifesta preocupações com o futuro de Contagem em face dos rumos administrativos que a cidade seguiu com a atual gestão. Ele pode ser visto na íntegra no facebook.com/irineu.inaciodasilva
Ciemg – Na manhã dessa quinta-feira, 2 de junho, os pré-candidatos estiveram reunidos com o presidente do Centro das Indústrias do Estado Minas Gerais -Ciemg, entidade contagense que está há mais de seis décadas no escopo da Federação das Indústrias -Fiemg.
Com a visão de que os temas associativismo, representatividade e parcerias estratégicas são muito caros ao em- preendedorismo e ao desenvolvimento da cidade, professor Irineu e Rodinei conversaram sobre propostas e projetos que, postos em prática, abranjam a cidade como um todo e busquem o crescimento sustentável e a melhoria do quadro social no município.
O encontro no Ciemg teve a presença, além de professor Irineu e Rodinei, do presidente do PSD Contagem e diretor da entidade, Raimundo Fernandes, do presidente do Ciemg José Agostinho da Silveira Neto e da superintendente Maria Helena Martins-Sá.
DEM aposta na tradição rumo à Prefeitura
O Democratas, após muito diálogo, decidiu lançar candidatura própria à eleição de prefeito em outubro e optou pelo nome do presidente de seu diretório municipal, Gil Diniz Neto, como pré candidato a prefeito da cidade.
Filho de tradicional família política de Contagem, Gil Diniz Neto é engenheiro e empresário da construção civil com profundo conhecimento dos problemas estruturais que atualmente atormentam o município.
Com 31 anos de idade, o jovem político não se intimida com os grandes desafios que poderá enfrentar, caso venha a comandar o executivo municipal no próximo ano. Tendo como sua bandeira principal o desenvolvimento econômico da cidade, Gil Diniz Neto espelha-se em seu avô, o ex-prefeito de Contagem Gil Diniz Junior, para levar à frente seu projeto de devolver a Contagem o título de “Coração da Indústria Mineira”.
Assim como o avô, que foi o criador da Cidade Industrial Juventino Dias, Gil Diniz Neto entende que, “tão importante quanto o acesso à boa educação e a uma saúde de qualidade, o trabalho digno é direito de todos, e cabe aos governantes incentivarem a geração de empregos através de políticas públicas adequadas que fomentem o surgimento de empresas e apoie aquelas já existentes. O poder público precisa parar de enxergar o empresário apenas como um pagador de impostos e passar a vê-lo como um parceiro essencial para a construção de uma cidade mais próspera e, consequentemente, mais humana”, afirma com entusiasmo.
É também no governo de seu avô que Gil Diniz Neto busca inspiração para o desenvolvimento de políticas sociais na cidade: “Com uma arrecadação ainda tímida naquela época, meu avô, que abriu mão de receber o salário de prefeito, construiu a primeira escola de segundo grau do município, o antigo colégio Clóvis Salgado; abriu vários postos de saúde na cidade e ainda doou inúmeros lotes as famílias carentes do município, mostrando que uma gestão eficiente e comprometida com a ética, certamente pode transformar a vida de uma cidade”
Para vencer estas eleições, Gil Diniz Neto conta com o integral apoio dos diretórios estadual e nacional do Democratas e lembra que desde 1973 Contagem não tem um filho seu à frente da prefeitura: “não me julgo melhor ou pior por isso, mas temos que dar fim aos aventureiros que chegam à cidade e enxergam na prefeitura apenas uma forma de fazerem verdadeiras fortunas à custa do nosso sofrimento”, finaliza o pré candidato, visivelmente indignado com a situação.
Encontro do PPL tem eleição em Contagem em sua pauta
“Muitos políticos possuem mandato que só atrapalham nossas cidades, estados e todo o país. Eles passam os quatro anos mamando nas tetas do Poder e não dizem a que vieram. Eles não nos representam. Chega. Queremos mudança já!” O desabafo foi escrito pelo pré-candidato a prefeito de Contagem Domingos de Castro (PPL) em seu blog.
Ele acrescenta que está pesquisando projetos exitosos em outros municípios que também possam dar certo em Contagem para colocá-los em discussão com os contagenses durante a campanha, com riqueza de detalhes, sempre ouvindo o que a população tem a dizer.
A preocupação com o futuro de Contagem também foi tema da conversa que o pré-candidato teve com o presidente estadual do Partido da Pátria Livre, Francisco Rubió, além de membros da equipe de campanha e correligionários do partido. Durante o encontro, Domingos de Castro apresentou algumas propostas que pretende colocar em seu plano de governo, as quais foram muito bem aceitas pelo presidente do PPL. “Nossa ideia é fazer uma gestão técnica, com pessoas gabaritadas a assumirem importantes pastas da cidade e trabalharem de forma a solucionar os problemas, focando no povo”, explicou o pré-candidato.
“Contagem é muito importante para o partido e temos que ter como linha mestra desta campanha a volta do processo de industrialização. É preciso implantar escolas técnicas, incubadoras e um conselho de desenvolvimento social, composto por representantes dos vários segmentos da sociedade, responsáveis por deliberarem as soluções para os problemas do município”, disse o presidente do partido, Francisco Rubió
Domingos de Castro pretende apresentar um modelo de gestão administrativa para Contagem que seja moderno e técnico, desenvolvido em quatro pilares: saúde, educação, segurança e mobilidade.