Governo instala fórum regional em Contagem

0
597

O governador de Minas, Fernando Pimentel, instala, na quinta-feira 3, em Contagem, o Fórum Regional de Governo do Território Metropolitano. Este será o 13º fórum implantado e tem como objetivo garantir a participação popular na escolha das políticas da gestão.

Para sua efetivação os 853 municípios foram distribuídos por 17 Territórios de Desenvolvimento. Integrados por personagens de cada região, os fóruns regionais são mecanismos para se discutir com as lideranças políticas, sociais, empresariais e trabalhadores as prioridades locais que irão subsidiar ferramentas de planejamento do governo tais como os Planos Plurianual de Ações Governamentais (PPAG) e Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Força – O Território de Desenvolvimento Metropolitano, com sede em Contagem concentra 40,8% do PIB total de Minas. Reflexo disso é o fato de a região ter a 4ª menor taxa de proporção de indigentes, ou seja, 23,4% pessoas estão no estado de pobreza. No entanto, 52,2% da po- pulação não têm o ensino fundamental completo. O Território representa a 3ª menor taxa de mortalidade infantil do estado e a maior taxa de homicídios.