23.5 C
Contagem
quinta-feira, março 28, 2024
HomeCadernosCidadeOferta de emprego já é maior

Oferta de emprego já é maior

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1226 22 de Março de 2024

Edição Online da Edição 1225 do Jornal de Contagem Pop Noticias

Fortes chuvas causa estragos

Destruição A cidade de Contagem registrou um verdadeiro temporal na...

Mobilização “Minas Grita pelo Leite”

Um evento que reuniu mais de 7 mil produtores...

Programa Asfalto Novo

Mais Segurança Ruas e avenidas de Contagem estão recebendo novo...

Jubileu de Nossa Senhora das Dores

A Paróquia São Gonçalo realizou, entre os dias 15...
Ir para Criarteweb

Maraita Mendes Silva, de 36 anos, e Wender Soares dos Santos, de 23, têm algumas coisas em comum. Eles buscavam uma oportunidade no mercado de trabalho e se cadastraram no Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Contagem. Pouco tempo depois, conseguiram a tão sonhada vaga. Os dois estão entre as 1.233 pessoas que tiveram a Carteira de Trabalho assinada de janeiro à última semana de setembro de 2018 por intermédio do Sine, 21% a mais do que os 1.015 registros de todo o ano passado.
Vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Geração de Renda, o Sine Contagem oferece a média de 80 vagas por dia, em diversas áreas. Desde o início do ano passado, encaminhou 651 admissões em empresas recém-chegadas a Contagem.

Wender recorreu ao Sine e conseguiu uma vaga de operador de loja

Uma delas é o Assaí Atacadista, inaugurado no mês passado, onde Wender passou a trabalhar como operador de loja. Ele estava desempregado desde 2016. “Não consegui passar em várias entrevistas. Com muita dificuldade para conseguir um serviço, fui ao Sine e me cadastrei. A partir desse momento comecei a acompanhar as vagas pelo Facebook e poucos dias após o cadastro conquistei minha vaga”, comemora.

Maraita, por sua vez, ficou nove meses desempregada até recorrer ao Sine Contagem, descoberto por ela por meio das redes sociais. Uma semana depois de se cadastrar, recebeu um telefonema informando que havia sido selecionada para o processo seletivo de uma vaga de operadora de caixa na rede de supermercados Apoio Mineiro.
Maraita está no emprego há três meses.

Estou adorando a experiência. Acompanho a loja desde que ela foi inaugurada e conheço todos os funcionários, destaca.

Novos parceiros – O secretário Municipal de Trabalho e Geração de Renda, Fredim Carneiro, ressalta que a chegada de empresas a Contagem abre vagas no mercado e trabalho.

Mostra que a Prefeitura está atraindo novos investimentos e fomentando a capitação de novos parceiros. Os investidores estão vendo em Contagem um enorme potencial e trazendo suas empresas para nossa cidade, aponta.

Ele destaca o empenho do governo municipal para atingir as metas de geração de emprego e renda.

Antes de terminar o último trimestre de 2018 conseguimos atingir um objetivo maior do que todo o ano de 2017. É um ponto muito positivo, visto que o mercado de trabalho vem se aquecendo e as pessoas de Contagem conquistando espaço no mercado de trabalho. Vamos continuar focados para que no próximo ano tenhamos um número superior a 2018, diz.

Cadastro – Para se candidatar a uma vaga de emprego é necessário ir ao Sine Contagem, localizado na avenida José Faria da Rocha, 3.185, Eldorado, levando Carteira de Trabalho, CPF, comprovante de endereço e Carteira de Identidade. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Após fazer o cadastro o candidato poderá acompanhar diariamente a oferta de vagas por meio do perfil do Sine no Facebook (Sine Contagem) e pelo portal da Prefeitura (contagem.mg.gov.br).

São selecionados cinco candidatos por vaga, de acordo com o perfil do cadastrado. O candidato recebe a carta de encaminhamento para entrar em contato com a empresa e participar do processo de seleção. A decisão de contratar é da empresa, o Sine é apenas o intermediador entre as partes.

O diretor de Emprego do Sine, Filipe Viera, ressalta a importância de o candidato manter os dados atualizados e fazer o acompanhamento das vagas disponíveis.

EM JULHO, AUMENTO DAS VAGAS FOI DE 441%

Na comparação entre julho deste ano, mês com maior quantidade de pessoas que conquistaram vagas no mercado de trabalho em Contagem após cadastro no Sine, com o mesmo período de 2017, o aumento chega a 440,9%, saltando de 44 para 238 vagas preenchidas.
O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sant Clair Terres, ressalta que Contagem tem conseguido ampliar a oferta de empregos desburocratizando os processos para atrair mais empresas.

Estamos sempre alinhados com os grupos empresariais e microempreendedores individuais, oferendo capacitações, treinamentos, consultorias e debatendo medidas prioritárias para empreendedores e a cidade. Os números já são notados, conforme elevação da oferta de vagas no Sine e em outros locais, afirma.

Os números de 2018 são a continuidade do cenário apresentado no ano anterior. No ranking de janeiro a outubro de 2017, na comparação com o acumulado de 2016, houve uma recuperação na geração de postos de trabalho. De 110 municípios mineiros pesquisados, Contagem pulou da 109ª para a 4ª posição da lista de abertura de vagas de emprego.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar