quarta-feira, 15 janeiro

    Vacina contra a dengue está disponível

    Matérias Relacionadas

    Prefeita Marília Campos toma posse na Câmara Municipal para o quarto mandato

    A prefeita de Contagem, Marília Campos, e o vice-prefeito...

    A equipe de governo para o mandato 2025-2028

    Na tarde desta quarta-feira (1º/1), a prefeita reeleita de...

    Orçamento de Contagem em 2025 vai a R$ 3,6 bilhões

    O mês de dezembro foi marcado no Legislativo de...

    Reajuste do transporte municipal é definido com valor abaixo do solicitado por empresas

    Após negociações com o Sindicato das Empresas de Transporte...

    Edição 1243 – 20 de Dezembro de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Compartilhar

    Enfrentamento à doença

    Com a chegada do período sazonal para aumento dos casos de arboviroses, a Prefeitura de Contagem reforça a importância da vacinação contra a dengue, disponível no SUS Contagem. Essa vacinação é eficaz para reduzir as hospitalizações e óbitos pela doença no público-alvo composto por crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Quem está nesta faixa etária, deve procurar a sala de vacinas mais próxima para iniciar ou completar o esquema vacinal com duas doses.
    A estratégia de vacinação contra a dengue foi estabelecida pelo Ministério da Saúde, que adquiriu a vacina Qdenga, autorizada pela Anvisa no país. Em Contagem, 42.621 pessoas estão aptas para receber a vacina. Até o momento, foram imunizadas 7.008 pessoas com a primeira dose e 2.034 com a segunda dose. A Secretaria Municipal de Saúde alerta para que as crianças e adolescentes que estiverem com a segunda dose em atraso completem a imunização.
    Conforme explica o secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, a vacina é um importante instrumento para o enfrentamento à doença, mas ainda é necessário manter os cuidados para prevenir o aumento de casos de arboviroses no município. “Como ainda não é possível vacinar a maior parte da população, é fundamental continuar com as medidas de prevenção, eliminando os focos do mosquito transmissor das arboviroses. E para aqueles que já podem receber a vacina é necessário tomar as duas doses para ficar protegido”.
    De acordo com dados do Ministério da Saúde, a Qdenga previne exclusivamente casos de dengue e não protege contra outros tipos de arboviroses, como Zika, Chikungunya e febre amarela. Conforme resultados dos estudos, a Qdenga apresenta eficácia contra a dengue tipo 1 em 69,8% dos casos; contra a dengue tipo 2, em 95,1%; e contra a dengue tipo 3, em 48,9%.

    Esquema vacinal
    O esquema vacinal da Qdenga é de duas doses (D1 e D2) com intervalo de 90 dias entre elas. Se a pessoa teve dengue é recomendado aguardar seis meses para dar início ao esquema vacinal. Caso a infecção ocorra após aplicação da primeira dose, não há alteração no intervalo entre D1 e D2, desde que a segunda não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença.
    Para ser imunizado, basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) credenciada, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, levando documento de identificação e cartão de vacinas. Algumas salas de vacinação funcionam das 8h às 16h, outras das 8h às 18h, e o posto do Big Shopping, das 15h às 21h.