Em Minas Gerais, o número de pessoas infectadas pelo coronavírus atinge a marca de 4.195.045, até o momento. O total de mortes pela doença chega a 65.852. De acordo com informações do Ministério da Saúde, no estado, 52.769.347 de doses da vacina monovalente contra a Covid-19 foram aplicadas entre a população mineira. Além disso, foram aplicadas 3.231.026 doses da vacina bivalente, o que, segundo o coordenador dos Programas de Vigilância de Doenças Transmissíveis Agudas do estado, Gilmar Rodrigues, representa 17% da população.
Rodrigues afirma que a cobertura vacinal em Minas Gerais tem causado certa preocupação, pois observa-se que uma parcela significativa da população ainda não recebeu a vacina bivalente, que oferece uma proteção mais eficaz contra a Covid-19.
“Em relação à cobertura de vacinação, atualmente, esse é um cenário que precisa de um reforço em relação ao chamamento das pessoas que estão com seu esquema em atraso, principalmente considerando a disponibilidade da vacina bivalente, com um impacto maior nas variantes novas que estão circulando. Mas que boa parte da população não tem se mantido atualizada para esse esquema atualmente no estado. O que se esperava era uma cobertura maior e estamos em torno de 17% da população com dose da vacina bivalente, o que é um cenário de preocupação”, pontua.