Os casos de furto de cabos e fios de energia elétrica e telefonia, para venda irregular, têm apresentado um crescimento acelerado em todo o Brasil nos últimos anos, causando muitos transtornos em escolas, hospitais, postos de saúde e até no metrô de BH. De acordo com a Conexis Brasil Digital, em Minas, entre o primeiro semestre de 2021 e do ano seguinte, foi registrado uma metragem três vezes maior de cabos de telecomunicações subtraído da rede.
Com objetivo de coibir a prática criminosa, os vereadores de Contagem têm debatido de forma recorrente e proposto projetos de lei sobre o tema, sobretudo que afetam a receptação desses materiais. Após aprovarem, em setembro, uma lei que limita o horário de funcionamento de depósitos de sucatas e ferros-velhos, os parlamentares acabam de encaminhar para o Executivo uma proposição que obriga esses estabelecimentos a comprovar a origem dos materiais de cobre e manter um registro atualizado de todos os seus fornecedores.
A proposição segue para a sanção da Prefeitura, e passa a valer a partir de sua publicação no Diário Oficial de Contagem, cabendo ao Executivo qualquer regulamentação complementar, como a imposição de punições e multas.
* Caso você presencie ou tenha conhecimento de casos de furto ou receptação de fios e cabos de cobre, pode fazer a denúncia, de forma anônima, incluindo o envio de vídeos, áudios e fotos, pelo número (31) 97306-4423 (WhatsApp), 24 horas por dia.