Festa de final de ano
Apresentações artísticas, encontros, conversas, risadas e muita diversão marcou a festa de final de ano do Programa Contagem na Maturidade. A festa foi promovida pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, e reuniu aproximadamente mil idosos de 33 núcleos espalhados nas oito regionais da cidade. O evento aconteceu no dia (16/12), no estacionamento do Shopping Contagem.
“Essa festa é um momento muito importante de congraçamento das atividades que a Prefeitura oferta aos idosos em todas as regionais, concretizando a efetivação da Política Pública para a Pessoa Idosa, um compromisso desse governo. Nossa missão é implementar ações e serviços que promovam a pessoa idosa na lógica do seu direito e na construção de sua cidadania, estimulando o envelhecimento saudável e ativo”, afirmou o secretário de Direitos Humanos e Cidadania de Contagem, Marcelo Lino.
Durante o evento, os idosos fizeram apresentações de dança, teatro musical, coral, leitura de poemas, além de dançarem o tradicional bailão. Geralda Maria, 75 anos, mora no bairro Camilo Alves e frequenta o Espaço Bem Viver Mário Covas pelo menos duas vezes na semana. “Participo das atividades da Prefeitura há mais de cinco anos. Nesse tempo, conheci várias pessoas. O que tenho a falar é que a turma é muito boa e os professores são ótimos. Foi mais um ano concluído que significou crescimento na minha vida, principalmente, porque socializei mais e cuidei do meu corpo e da minha mente com as atividades realizadas no espaço”, contou.
Programa Contagem na Maturidade
O programa tem o objetivo de promover políticas públicas com a oferta de ações e serviços em todas as regionais, garantindo o direito ao envelhecimento digno, ativo e saudável, respeitando as diversidades e auxiliando na efetivação dos direitos humanos.
Atualmente, os idosos podem participar das atividades em 33 núcleos, espalhados nas oito regionais da cidade. A Prefeitura oferece uma extensa lista de atividades físicas e jogos (ginástica coletiva, treinamento multifuncional, jogos de salão, xadrez, dama, baralho e postura funcional); artesanato (corte e costura, pintura em tela e tecido, bordado, entre outras propostas); dança e musicalização (dança de salão, dança livre, dança cigana, forró, dança do ventre, dança flamenca, oficina de instrumentos e coral); atividade de lazer e cultura (excursões, visitas guiadas, teatro, cinema e shows); além de serviços, cursos e oficinas (informática, funções básicas de smartphone, direitos humanos e cidadania, teatro, horta comunitária).
Para participar do Contagem na Maturidade é necessário entrar em contato com a regional de referência e/ou os núcleos que já estão em execução. Os interessados também podem ligar na Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa: 3352-5749.