O câncer de mama é o que mais afeta as mulheres no Brasil e em todo mundo. Por isso, em todo mês de outubro, foram realizadas ações da campanha Outubro Rosa, para conscientizar mulheres sobre a importância do autoexame, da mamografia, e do diagnóstico precoce, para o tratamento e cura da doença.
A doença é causada pela multiplicação desordenada de células da mama, que resultam em células anormais que também se reproduzem e formam tumores.
A causa do tumor, pode estar ligada ao envelhecimento da mulher, em decorrência ao acúmulo de exposições ao longo da vida e alterações biológicas.
Agentes ambientais, de comportamento, histórico de reprodução e hormônio, genética e hereditariedade, obesidade e sobrepeso, e consumo de drogas, são alguns dos fatores.
A atividade física é muito importante como qualidade de vida e prevenção contra o sedentarismo, que também é um dos fatores que podem ocasionar o tumor.
A mulher precisa estar sempre em contato com seu corpo, fazendo o autoexame, cotidianamente. A campanha do mês de outubro acaba com ele, mas o cuidado com a saúde, o bem-estar e a vida, devem permanecer sempre.
Importante que todas as mulheres fiquem atentas aos sintomas mais comuns da doença:
Identificação de caroços na região da mama;
Secreções no mamilo;
Pele enrugada e enrijecida;
Vermelhidão, feridas e coceiras.