26 C
Contagem
quinta-feira, maio 30, 2024
HomeCadernosCulturaCasa de Cacos de Louças será entregue à população

Casa de Cacos de Louças será entregue à população

Date:

Matérias Relacionadas

3ª edição do Arraiá de Contagem

Tradição Pula a fogueira que a festa vai começar! Entre...

Licenciamento ambiental

Conquista preservada Nos últimos três anos, a Prefeitura de Contagem...

Contagem firma parceria com Unifenas

Vagas de estágio O Serviço Social Autônomo de Contagem (SSA)...

Câmara Aberta recebe Funec em júri simulado

Um plenário transformado em tribunal e alunos em promotores,...

Deputado Miguel Ângelo assumiu a vice-liderança do PT na Câmara Federal

O deputado federal Miguel Ângelo (PT/MG), assumiu a importante...
Ir para Criarteweb

Única, inusitada, divertida, customizada e cheia de histórias. Assim é a Casa dos Cacos de Louças. Mais do que um patrimônio cultural tombado, ela está na memória afetiva de quem teve a oportunidade de conhecê-la nos anos 90 e início dos anos 2000, quando ainda era um dos principais pontos turísticos e culturais de Contagem.

A grande novidade, agora, é que a casa, famosa por ser decorada com mosaicos de louças e cerâmicas, poderá ser visitada pelas novas e futuras gerações. É que o espaço será reinaugurado, totalmente restaurado, no próximo sábado (27/8), das 10h às 14h,  após anos de abandono e deterioração.

“A reabertura do Museu Casa dos Cacos de Louças é um presente para o município nos seus 111 anos. Entregá-la, completamente restaurada, é uma forma de resgatar a identidade cultural da cidade, fomentar o turismo e a capacidade de criar e de se encantar com a arte”, destacou a prefeita Marília Campos.

Ao longo do dia 27/8, uma intensa programação cultural foi organizada pela Prefeitura de Contagem para celebrar a entrega do museu e o aniversário da cidade. A festa começa às 10h, com a apresentação do coletivo Boi Rosado. Em seguida, acontece a cerimônia de descerramento de placa.

A programação vai até às 16h e conta, ainda, com o show de Raphael Sales, encontros de mosaicistas e escritores e escritoras contagenses, além das barracas da Economia Solidária.  Durante a inauguração também será possível realizar visitas guiadas, por grupos.

Concursos Culturais

Na oportunidade, serão lançados dois concursos culturais. O primeiro para a escolha do nome do novo integrante da Turma do Contagito que homenageia a Casa dos Cacos e será apresentado no dia. O segundo será um concurso de desenho voltado para o público das escolas de educação infantil (quatro a seis anos).

Memória e identidade 

Localizada em uma rua sem saída no bairro Bernardo Monteiro, na Regional Sede de Contagem, a casa começou a ser construída na década de 1960 pelo geólogo Carlos Luís de Almeida.  Por quase 30 anos, ele revestiu a casa com cacos vindos das mais diversas procedências. Além das paredes e muros, o geólogo recobriu móveis, objetos e fachadas até a sua morte em 1989.

Segundo relatos históricos, a Casa de Cacos de Louça é a única em sua tipologia no Brasil, sendo equiparada à Capela de Ossos na Igreja de São Francisco (Évora, Portugal) e às criações do arquiteto espanhol Gaudí.

Em 1991, a Casa foi adquirida pela Prefeitura de Contagem, e em 2000, tombada por meio do Decreto 10.445. O imóvel se tornou um dos patrimônios culturais mais atrativos e visitados por moradores, estudantes e turistas de Contagem. Quando estava aberta, chegava a receber cerca de 300 visitantes por mês, que eram conduzidos pelos cômodos por guias da Casa de Cultura.

Em 2005, o museu foi fechado e interditado pela Defesa Civil por motivos de segurança. Desde então, não houve nenhuma intervenção, o que provocou a deterioração e o agravamento do risco estrutural.

Restauração

A obra de restauração do Museu Casa Cacos foi iniciada em maio de 2021, por determinação da atual gestão. Para recuperá-la, a Prefeitura de Contagem contratou uma empresa especializada em restauração que fez a reforma completa da estrutura física do imóvel e dos elementos decorativos que compõem a casa.

Todos os cômodos, incluindo cozinha, banheiros, sala e quartos, foram recuperados e voltaram a ser revestidos por cacos de louças e cerâmicas, inclusive pequenos detalhes como telefone, panelas, rolo de papel higiênico e a televisão. A área externa e o espaço de convívio no segundo pavimento também foram revitalizados.

Além disso, foi construído, nos fundos da casa, um novo espaço com café e mirante que proporcionará uma vista panorâmica do local. Nesta nova estrutura, também foi instalado um elevador para possibilitar o acesso de cadeirantes e idosos. Um muro de arrimo também fez parte das intervenções e foi executado para reforçar a estrutura e garantir segurança dos frequentadores.

As obras, orçadas em R$ 2,4 milhões com financiamento da Caixa Econômica Federal – CEF,  foram concluídas em 15 meses

Visitação

O Museu Casa de Cacos de Louças ficará aberto para visitação de terça a sábado, das 10h às 18h. Haverá um número limite de pessoas por entrada. Escolas interessadas em levar grupos de alunos (excursão) à casa deverão agendar a visita pelo telefone (31) 3352-5323.

De acordo com a secretária municipal de Cultura, Monique Pacheco, a ideia é que, em breve, a casa também possa abrir aos domingos e em período noturno. “Estamos trabalhando para garantir que a Casa de Cacos retome como um dos principais pontos turísticos de Contagem. Temos a expectativa de que o espaço volte a receber muitas visitas como no passado, simbolizando a diversidade cultural do município”, destacou.

Visitação / Serviço:

Funcionamento: terça-feira a sábado

Horário: das 10h às 18h

Endereço: rua Ignez Glanzmann de Almeida, 132,  bairro Bernardo Monteiro,  Contagem

Agendamento de grupos: (31) 3352-5323

Confira a programação completa da reinauguração:

Sábado – 27 de agosto

10h – Abertura com Boi Rosado

10h30 – Ato de reinauguração e reabertura

10h50 – Lançamento do Concurso Cultural do novo integrante da Turma do Contagito

11h30 – Show do Raphael Sales.

Encontros

10h às 14h – Encontro de mosaicistas e oficina de Mosaicos.

8h às 14h – Encontro com os escritores e escritoras Contagenses.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar