terça-feira, 10 setembro

    Casa da Pessoa Idosa e Residência Inclusiva garante qualidade de vida

    Matérias Relacionadas

    Aumento na conta de luz será menor

    Aumento na tarifa A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)...

    Acompanhamento de saúde nas UBSs

    Condicionalidades relativas Desde segunda-feira (2/9), beneficiários do Bolsa Família devem...

    Novos ônibus para o transporte metropolitano

    Renovação da frota O Governo de Minas formalizou um acordo...

    Alimentação correta pode diminuir o uso de medicamentos

    Entre 2000 e 2021, mais de 93 mil idosos...

    Cuidado com os escorpiões neste período do ano

    Os meses de agosto e setembro marcam o período...

    Compartilhar

    A Prefeitura, em parceria com a Associação Brasileira Comunitária para a Prevenção do Abuso de Drogas – Abraço, entrega ao município, nesta segunda-feira (29/8), a primeira Instituição de Longa Permanência para Idosos – ILPI: a Casa da Pessoa Idosa de Contagem. O local será, também, a primeira Residência Inclusiva para jovens e adultos com deficiência na cidade. O espaço terá 100 vagas, sendo 90 vagas para os idosos e dez vagas para jovens e adultos.

    A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany, destaca que essa entrega faz parte das iniciativas da Prefeitura de Contagem para ampliar o acolhimento a um maior número de pessoas idosas e com deficiência, considerando que há uma demanda crescente de atendimentos. “Ressalto que o compromisso da Prefeitura é proporcionar o desenvolvimento social a partir da proteção da população que precisa da atenção do poder público”.

    A diretora da Alta Complexidade, Cristina Reis, destaca que a nova parceria traz um grande ganho para o município, já que a oferta dos serviços de acolhimento às pessoas idosas e com deficiência na modalidade Residência Inclusiva visará o desenvolvimento das relações próximas do ambiente familiar dos residentes.

    “O favorecimento do convívio também estará às voltas com as relações comunitárias, o que contrapondo o impacto negativo trazido pelo afastamento do ambiente familiar. Importante ressaltar que a rede de atendimento para esses públicos está empenhada no atendimento integral, ampliando a cidadania das pessoas atendidas pela política de assistência social, a partir de ações de saúde, educação, cultura, segurança alimentar e nutricional.”

    Acolhimento 

    A Casa da Pessoa Idosa de Contagem é uma unidade de acolhimento, de caráter residencial, destinado ao domicílio coletivo de idosos. O acolhimento visa a oferta dos cuidados com a saúde do idoso como atenção médica, fisioterapia, nutrição, terapia ocupacional e desenvolvimento de atividades que elevam a autoestima e empoderamento dos residentes. Os idosos acolhidos são aqueles com necessidade de cuidados prolongados.

    De forma integrada funcionará a Residência Inclusiva de jovens e adultos com deficiência e vínculos fragilizados ou em situação de rompimento, que necessitam de maiores cuidados para realização de atividades básicas do cotidiano como preparar um alimento e tomar banho. Eles também receberão atendimento qualificado por uma equipe multiprofissional composta por cuidadores, cozinheiros, agentes operacionais, assistentes sociais, psicólogo, terapeuta ocupacional, entre outros.

    Para ter acesso à unidade deve-se seguir o fluxo e perfil já estabelecidos como residir em Contagem há mais de dois anos, estar inscrito no Cadastro Único – CadÚnico do município e ser acompanhado pela Rede de Saúde, Centro de Referência de Assistência Social – Cras, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas. Essas unidades poderão solicitar o acolhimento institucional por meio da Gestão do Acolhimento Institucional – GAI que fará o estudo socioeconômico e  encaminhamento ao acolhimento. Importante ressaltar que o acolhimento será direcionado aos idosos sem condições de prover o autossustento ou que tenham familiares que o faça.

    Abraço

    A Associação Brasileira Comunitária para a Prevenção do Abuso de Drogas – Abraço possui, em sua trajetória, duas décadas de atuação na política de assistência social em todo o Estado de Minas Gerais, sendo referência nacional no atendimento às populações mais vulneráveis como idosos e pessoas com deficiência em situação de acolhimento institucional.

     

    spot_imgspot_img