Preservação
Com o objetivo de buscar o desenvolvimento sustentável da região de Vargem das Flores, aliando crescimento econômico com preservação ambiental e desenvolvimento social, a Câmara de Contagem aprovou, na quarta-feira (15/06), em reunião extraordinária, a criação do Selo do Circuito Turístico Ambiental da Várzea das Flores.
O Projeto de Lei 188/ 2021 foi proposto pela vereadora Moara Saboia (PT), pensando em qualificar os padrões dos serviços turísticos prestados por empresas e entidades que atuam na região, marcada por uma extensa lagoa, de aproximadamente 5 mil km2, e muitas belezas naturais.
“Esse projeto é fruto de um debate importante com as pessoas que ocupam o território, pela preservação da Várzea das Flores, pelo incentivo ao turismo local e a garantia de aliar preservação ambiental com geração de emprego e renda na região. Por isso, agradeço à Amasca (Associação dos Moradores e Amigos do Capim Rasteiro) e outros atores desse processo”, destacou a autora.
O texto do projeto pontua que o selo beneficiará os seguintes setores: comercialização de produtos alimentícios locais e de produtos de origem animal ou vegetal; comercialização de artesanato; produção rural; educação ambiental; serviços de lazer, de alimentação e hospedagem; patrimônio histórico; e eventos. Além disso, o poder público poderá regulamentar outras áreas a serem contempladas com a certificação.
A partir da concessão, a empresa, entidade ou produtor familiar poderá utilizar o Selo do Circuito Turístico Ambiental da Várzea das Flores em peças publicitárias, além de ser citado em publicações promocionais oficiais e em listas de serviços turísticos do município.