22.3 C
Contagem
segunda-feira, maio 27, 2024
HomeCadernosEconomiaDicas para economizar na hora do banho

Dicas para economizar na hora do banho

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

A queda da temperatura e ou a chegada de frentes frias no estado provocam uma atitude quase natural no cotidiano: aumentar a potência do chuveiro elétrico. No entanto, especialistas da Cemig lembram que o aparelho é um dos vilões da conta de luz. Com isso, se o consumidor não tiver disciplina na hora do banho, pode pagar muito na conta de energia, encarecendo o orçamento mensal.
O engenheiro de eficiência energética da Cemig, Thiago Douglas Batista, explica a relação entre frio e aumento de gastos com energia. “Uma hora de banho na temperatura ‘inverno’ por dia pode equivaler a dois televisores ligados durante 24 horas. O chuveiro é um equipamento com elevada potência e isso faz com que ele gaste mais energia do que outros eletrodomésticos”, detalha o especialista.
A solução é estar atento a algumas atitudes que podem ajudar na redução do gasto com eletricidade, mesmo nessa época do ano. Em primeiro lugar, é aconselhável ficar de olho no tempo de uso do chuveiro, que deve ser reduzido ao máximo, sem prejuízo para a higiene e o conforto. Além disso, fechar a torneira quando ensaboar o corpo e lavar os cabelos interrompe o funcionamento do equipamento e o consumo de eletricidade.
Nas cidades de Minas Gerais com clima mais ameno, pode ser possível usar a chave de temperatura na posição “morna” ou “verão”, o que que também ajuda a economizar. “Na posição ‘verão’, o consumo de energia cai 30%, o que, em uma residência, pode significar uma redução no consumo ao final do mês de até 10%”, explica o engenheiro da Cemig.
Outra dica é aproveitar para tomar banhos nos horários mais quentes do dia e manter as portas e janelas do banheiro fechadas para melhorar o conforto térmico.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar