quarta-feira, 4 dezembro

    Medidas para evitar inundações

    Matérias Relacionadas

    Edição 1241 – 29 de Novembro de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Reversão do ICMS Educação

    Justa distribuição Mais uma reunião sobre o repasse financeiro do...

    isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil

    O governo enviará, combinado ao pacote de corte de...

    Alteração de alíquotas do Ipsemg é aprovado

    Foi aprovado em 1º turno, na Reunião Ordinária desta...

    Vereadores questionam privatizações

    O Governo do Estado protocolou na Assembleia Legislativa de...

    Compartilhar

    Colaboração de todos

    A Prefeitura tem feito a parte dela para evitar o risco de enchentes e inundações na cidade e pede os contagenses para que também façam a sua parte, colocando o lixo no lugar certo nos dias e horários da coleta dos caminhões da Prefeitura.

    Segundo a subsecretária de Serviços Urbanos de Contagem, Izabel Chiodi, quando o lixo é disposto da forma errada e jogado em vias públicas, provoca enchentes e o desequilíbrio ambiental. “É preciso que cada um colabore, colocando o lixo na rua somente nos dias e horários da coleta residencial”.

    “No mês de dezembro, com temporais mais intensos, a corrente de água ajuda a espalhar o lixo na rua, entupindo as bocas de lobo e impedindo o escoamento da chuva, o que ajuda a ocasionar os alagamentos”, disse.

    Além de provocar alagamentos, o lixo pode contaminar as águas da chuva, trazendo o risco de transmissão de várias doenças, inclusive da dengue. Por isso, é fundamental colocar o lixo somente nas lixeiras e em sacolas bem amarradas, para evitar que o lixo se espalhe nas ruas.

    Para deixar a cidade limpa e bonita e, principalmente, prevenir os transtornos do período chuvoso, “cada morador deve colaborar”. Também é importante não jogar lixo ou entulhos nas ruas, criando bota-foras. Quando estiver fora de casa, guarde o seu lixo na bolsa ou mochila.