25.3 C
Contagem
sexta-feira, maio 24, 2024
HomeCadernosCulturaGentil Diniz reabre casarão com mostra

Gentil Diniz reabre casarão com mostra

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

O casarão do Parque Gentil Diniz foi reaberto ao público na terça-feira, (23/11), com a mostra “Matéria Plástica: Vida Selvagem”. O local foi todo remodelado e pintado e, agora, passa a receber o público que vai ao parque e aprecia a arte. A exposição é um desdobramento da parceria entre a Prefeitura de Contagem e a Aliança Francesa.

Segundo os organizadores, nas telas é possível perceber a afirmação de que o ser humano domestica a natureza por meio da produção de matérias plásticas. Por meio da mostra questionamentos são levantados, discussões são iniciadas, tais como, por que produzimos o plástico? E por que esquecemos de sua existência?

Com 22 painéis, de 58 cm de largura por 118 cm de altura, a montagem traz um aspecto de revista em tela, alertando para a acumulação de dejetos no meio ambiente aquático. Em uma exposição trilíngue (francês, português e inglês), há referências às experiências pelo mundo, além de fazer do plástico um ator do dia a dia e como ele faz a natureza ficar “selvagem”.

Baseada na colaboração científica de pesquisadoras em ciências sociais e ambientais francesas e vietnamitas, como a antropóloga Mikaëla Le Meur, a geoquímica das águas, Émilie Strady; e a geóloga Khiêu Le Thuy Chung, apoiando-se no grafismo original e ilustrativo de Elza Montalhuc, a exposição propõe sensibilizar e acessibilizar os desafios locais e globais ligados à matéria plástica, uma matéria popular, democrática e cujos efeitos são cada vez mais inquietantes.

A exposição acontece no horário de funcionamento do parque, de terça-feira à domingo, das 8h às 17h. A entrada é franca e não há necessidade de reservas prévias de horário.  Todos os protocolos sanitários são seguidos.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar