20 C
Contagem
quinta-feira, maio 30, 2024
HomeCadernosCulturaBiblioteca será palco da Mostra Cultural 2021

Biblioteca será palco da Mostra Cultural 2021

Date:

Matérias Relacionadas

3ª edição do Arraiá de Contagem

Tradição Pula a fogueira que a festa vai começar! Entre...

Licenciamento ambiental

Conquista preservada Nos últimos três anos, a Prefeitura de Contagem...

Contagem firma parceria com Unifenas

Vagas de estágio O Serviço Social Autônomo de Contagem (SSA)...

Câmara Aberta recebe Funec em júri simulado

Um plenário transformado em tribunal e alunos em promotores,...

Deputado Miguel Ângelo assumiu a vice-liderança do PT na Câmara Federal

O deputado federal Miguel Ângelo (PT/MG), assumiu a importante...
Ir para Criarteweb

A Biblioteca Pública Municipal Dr. Edson Diniz será palco, de 3 a 12/11, da Mostra Cultural 2021. Com o tema “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”, frase consagrada do educador Paulo Freire, a exposição será composta por produções artísticas e literárias dos alunos da educação infantil e do ensino fundamental, do Sítio Escola 4 Elementos, que retrataram a leitura do mundo pós-pandemia, por meio da criação de uma colcha de retalhos, cartas, gaiola e um varal de poesia..
De acordo com Andréa Barbosa, responsável pela biblioteca, nos últimos 19 meses, a pandemia distanciou as pessoas e proporcionou uma leitura de mundo diferente, restrita a uma janela, à tela do computador, uma tv ou telefone celular. “Os estudantes tiveram que se adaptar a novas formas de ensino, além de, emocionalmente, lidar com as frustrações, privações e perdas trazidas pela pandemia. A intenção, com essa mostra, foi trazer uma nova perspectiva e ver deles o que esperam do futuro. A atividade contempla uma nova realidade, um recomeço, uma nova maneira de enxergar o mundo e quais os desafios daqui por diante”, explicou.
Ela destacou, ainda, a perspectiva pedagógica de vários especialistas em educação. “As escolas, neste momento, precisam preparar os estudantes de uma forma mais ampla, trabalhando as competências socioemocionais, reforçando valores e sua visão de mundo”.
A organizadora do evento, Mariana Couto, esclareceu que a exposição também é uma menção ao centenário de Paulo Freire, que acreditava ser a educação libertadora e capaz de promover mudanças. “Dentro da perspectiva da educação em que a criança aprende com a própria realidade, perguntamos: o que será de nós, que mensagens gostaríamos de ouvir, o que há de incentivo. Assim, mostraremos o que as crianças esperam do futuro delas, com desenhos e textos, com amor e carinho, diferentemente, daquela tristeza que passaram nesses quase dois anos convivendo com a pandemia”.

Últimas Matérias

spot_img
Artigo Anterior
Próximo Artigo
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar