terça-feira, 29 abril

    Legislativo aprova carteira de identificação do autista

    Matérias Relacionadas

    Edição 1247 – 18 de Abril de 2025

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Obras avançam no Terminal Sede

    Ponto de Integração As obras que compõem o Sistema Integrado...

    Procon orienta consumidores e comerciante

    O Procon Contagem intensificou ações de orientação e educação...

    Abre e Fecha: confira o que vai funcionar durante o feriado prolongado

    A Prefeitura informa que nesta quinta-feira (17/4), quinta-feira Santa,...

    Óculos inteligente para surdos

    TECNOLOGIA ASSISTIVA Um grupo de seis estudantes da Fundação de...

    Compartilhar

    O Legislativo aprovou uma série de projetos de lei, além de vir realizando atividades anualmente em celebração ao Abril Azul – mês de conscientização do autismo – e apoiar iniciativas como as do Amais (Grupo de Apoio a Autistas, Pais e Familiares de Contagem).
    Na terça-feira (26/10), os vereadores foram responsáveis por mais um avanço para a qualidade de vida das pessoas acometidas por esse transtorno de desenvolvimento e seus familiares. Foi aprovado em segundo turno, por unanimidade, o Projeto de Lei 87/21, de autoria do vereador José Carlos Gomes (Avante), que institui a Carteira de Identificação do Autista (CIA) em Contagem.
    De acordo com a matéria, a iniciativa visa propiciar a contabilização do número de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município, além de garantir os direitos associados à pessoa com deficiência e a preferência desse público no atendimento pessoal em instituições públicas.
    “Esse projeto ajuda a regulamentar a Lei Federal 10.048 de 2000, dando direito à prioridade no atendimento às pessoas com o espectro autista, seja na saúde, na educação ou na assistência social, ajudando a acolher esse público. Essas pessoas são reconhecidas legalmente como pessoas com deficiência, e essa identificação contribuirá para garantir seus direitos e de seus familiares”, explicou José Carlos.