Os alunos e professores da Faculdade Pitágoras estão desenvolvendo atividades com o intuito de incentivar a doação de sangue em Belo Horizonte. Na unidade Venda Nova, os alunos dos cursos de enfermagem e fisioterapia desenvolveram mídias digitais para divulgação e engajamento para a doação de sangue. Os estudantes produziram blog, Instagram e Podcast para esclarecer dúvidas sobre o tema. A atividade foi desenvolvida na disciplina de Genética, com supervisão do professor Thiago Diniz. “Por conta da pandemia, os índices de doação estão abaixo do que é esperado. Normalmente, já é muito baixo, mas a pandemia agravou a situação. A campanha desenvolvida pelos alunos é para conscientizar a população e esclarecer dúvidas sobre o processo de doar sangue”, ressalta.
O graduando Patrick Rodrigues cursa o 3º período de Fisioterapia e afirma que a campanha digital foi realizada com o intuito de ser uma ação acessível para todos. “A escolha do podcast foi pensada para que pessoas com deficiência visual tenham acesso à informação. E optamos pelo blog e pelo Instagram para alcançar o maior número possível de pessoas. Doar sangue é um ato de amor e precisamos ter essa solidariedade com o próximo”, comenta.
Já Ana Morais, aluna do 3º período de Enfermagem, afirma que a pesquisa para a produção da campanha trouxe diversos aprendizados para todos os alunos. “Percebemos que as pessoas têm medo em doar sangue. Porém, o ato de doar é simples e pode salvar muitas vidas. Uma doação pode salvar até quatro pessoas. Precisamos de empatia e olhar para o outro com cuidado”, destaca.
Contagem e Barreiro
Nas unidades Contagem e Barreiro, a campanha “Junho Vermelho Pitágoras” quer incentivar que os alunos compareçam ao Hemocentro para doar sangue. Os estudantes que forem à Hemominas devem informar que estão participando da campanha “Junho Vermelho Pitágoras” e encaminhar o comprovante de comparecimento para a coordenação do curso. Com isso, o aluno vai receber um certificado de horas complementares. A coordenadora do curso de Direito das Unidades Contagem e Barreiro, Jéssica Godinho, conta que o intuito da ação é contribuir para a formação humanística dos alunos. “Além do ensino acadêmico, a Pitágoras trabalha na formação humana dos seus estudantes com ações que incentivam a empatia e o amor ao próximo. Os bancos de sangue sempre precisam de doações e com este gesto alunos e funcionários podem inspirar outras pessoas. Queremos formar cidadãos que sejam bons reflexos para a sociedade. E doar sangue é doar vida”. É importante destacar que, para realizar a doação de sangue, é preciso agendar horário no site da Fundação Hemominas ou pelo aplicativo MG App Cidadão.
Junho Vermelho
Intitulado Junho Vermelho, o mês é dedicado à conscientização da população sobre a importância de doar sangue. O movimento foi criado em 2015 pelo Ministério da Saúde para esclarecer dúvidas e conscientizar a população sobre o ato de doar. Junho, historicamente, é o período em que os bancos de sangue de todo país sofrem com a escassez de doadores, por isso a campanha é realizada neste momento do ano. E em 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi instituída para homenagear o nascimento de Karl Landsteiner, o imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as diferenças entre os tipos sanguíneos.
Redes Sociais da Campanha da Faculdade Pitágoras
Podcast: https://anchor.fm/cristiane-veru00f4nica/episodes/Aula-genetica-e10v5bj e https://anchor.fm/laiza-souza7/episodes/Laiza—Quem-pode-e-no-pode-ser-um-doador-e10u8p7
Blog: https://doesanguedoevidafisio.blogspot.com/ e https://melyssanycolle.wixsite.com/doacaodesangue
Instagram: @amorqcorrenaveia e @campanhadosangue