Fiscalização
A integração das ações, a ampliação do patrulhamento e o empenho dos agentes permitiram que a Operação Pacto pela Vida atuasse com agilidade e eficiência no período que seria comemorado o Carnaval, conseguindo impedir e interromper a realização de festas clandestinas na cidade.
Segundo o comando da Guarda Municipal de Contagem, entre os dias 11/2 e 14/2, foram fiscalizados 85 locais, entre bares, restaurantes, sítios, distribuidoras de bebidas, casas de shows e eventos irregulares. Dos fiscalizados, oito foram interditados por violarem as regras impostas pelo Decreto 004/21 e os protocolos sanitários que evitam a contaminação pela covid-19 e quatro foram multados por reiterados descumprimentos às normas.
Na quinta-feira (11/2), período de “pré-carnaval”, a patrulha desmobilizou um evento no bairro Jardim Riacho das Pedras. A Guarda, a PM e os órgãos fiscalizadores que compõem a patrulha fizeram os organizadores desmontarem toda estrutura, incluindo palco e bar.
A festa, chamada Secret Carnaval, estava programada para receber cerca de 300 pessoas. Além de embargado, o espaço foi multado em R$ 35 mil. Os organizadores nem mesmo apresentaram alvarás sanitários e de funcionamento.
No sábado (13/2), a operação interrompeu um show de rock que acontecia em um bar na avenida Babita Camargo, bairro Cidade Industrial. De acordo com a Guarda Civil de Contagem, as pessoas que já estavam no evento foram dispersadas pacificamente e o bar foi notificado. O estabelecimento não tinha autorização para realizar show, uma vez que as festas e eventos particulares estão proibidos na cidade conforme decreto municipal.
Desde o dia 15 de janeiro, a Patrulha Pacto pela Vida vem percorrendo pontos comerciais da cidade, com o objetivo de fiscalizar e conscientizar proprietários de estabelecimentos, incentivando-os a aderirem ao Pacto pela Vida e a seguirem as novas regras estabelecidas pelo Decreto 004/21.