A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS), segue vacinando o público-alvo da primeira etapa da campanha de imunização contra a covid-19, que compreende os trabalhadores da saúde (UBS, Atenção Básica e linha de frente de combate à covid-19) e idosos em instituições de longa permanência (IILPs). No dia 13 de fevereiro, a Prefeitura de Contagem iniciou a vacinação de idosos acima 90 anos e, nesta segunda-feira (15/2), idosos acima de 89 começaram também a ser vacinados contra a Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
De acordo com os dados acumulados até o dia 15 de fevereiro pela Secretaria Municipal de Saúde, 11.775 doses já foram aplicadas no município, sendo 9.456 doses para os servidores da saúde, 729 para idosos que vivem Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e 56 para pessoas com deficiência em residência inclusiva, 1.381 para idosos acima de 90 anos, 153 para idosos acima de 89 anos, seguindo o Plano Nacional de Vacinação preconizado pelo governo federal. O município de Contagem recebeu, até o momento, 25.066 doses de vacinas, para a aplicação da primeira e da segunda doses.
A segunda dose dos imunizantes já começou a ser aplicada nas pessoas que estão aptas a recebê-la. A segunda dose da vacina CoronaVac pode ser realizada entre duas e quatro semanas após a primeira aplicação. Já imunização da AstraZeneca tem um intervalo de tempo de três meses entre primeira e segunda doses.
O restante da população deverá aguardar a divulgação do calendário de vacinação, público-alvo e locais para as próximas fases da imunização, que serão amplamente divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, através das redes sociais da Prefeitura de Contagem.