Vacinação
Nesta quarta-feira (03/02), o secretário de Saúde, Fabrício Simões, e sua equipe estiveram na Câmara para uma reunião com os vereadores. O principal assunto discutido foi o enfrentamento à Covid-19,
O vereador Hugo Vilaça (Avante) questionou sobre a vacinação na cidade, mais precisamente se está sendo reservada a segunda dose para quem já recebeu a primeira e se há previsão de um novo decreto com novas regras de funcionamento para o comércio.
Sobre os decretos, Fabrício disse que são feitos após profundas análises dos principais indicadores: Velocidade de Transmissão do Vírus (RT), Capacidade de Leitos de UTI e Capacidade de Leitos de Enfermaria. “O RT precisa ficar abaixo de um. Quando assumimos, estava em 1,19 e hoje está em torno de 0,94, o que nos sinaliza que o Programa Pacto Pela Vida tem dado certo. Mas há um monitoramento constante, por isso, os protocolos são alterados”, explicou o secretário, completando que na próxima segunda-feira (15/02) haverá uma reunião que definirá a elaboração ou não de novos decretos.
Em relação à vacinação, Simões disse que, até então, só foram repassadas pelo Estado as primeiras doses da vacina e que há um controle bastante rígido para que não haja desvios nem perdas, o que nem sempre é possível. “Soubemos de um erro de transporte de uma rede privada de Contagem que ocasionou perda de vacina. Ainda estamos verificando essa situação”, relatou.
Por causa desses controles, o procedimento de vacinação leva, em média, 30 minutos para cada atendimento, segundo Fabrício. Mesmo assim, o secretário disse que até o final da semana, Contagem deve dobrar o número de pessoas vacinadas, que até o momento somavam 2.881 contagenses: “Convocamos mais 16 profissionais de enfermagem para acelerar esse processo”, finalizou.