26 C
Contagem
quinta-feira, maio 30, 2024
HomeCadernosCulturaRestauração da Casa da Cultura

Restauração da Casa da Cultura

Date:

Matérias Relacionadas

3ª edição do Arraiá de Contagem

Tradição Pula a fogueira que a festa vai começar! Entre...

Licenciamento ambiental

Conquista preservada Nos últimos três anos, a Prefeitura de Contagem...

Contagem firma parceria com Unifenas

Vagas de estágio O Serviço Social Autônomo de Contagem (SSA)...

Câmara Aberta recebe Funec em júri simulado

Um plenário transformado em tribunal e alunos em promotores,...

Deputado Miguel Ângelo assumiu a vice-liderança do PT na Câmara Federal

O deputado federal Miguel Ângelo (PT/MG), assumiu a importante...
Ir para Criarteweb

Um importante patrimônio histórico de Contagem, a Casa da Cultura Nair Mendes Moreira será totalmente restaurada. O anúncio foi feito no úlrimo dia (10) pelo prefeito Alex de Freitas, que assinou em seu gabinete a Ordem de Serviço (OS) para autorizar o início das obras de reparação do imóvel.
“É importante que as novas gerações tenham acesso e sintam-se conectadas com o passado e o desenvolvimento de um povo. Isso gera maior consciência, identificação, orgulho e zelo pela cidade. Para nós, deste governo, possibilitar a reabertura da Casa da Cultura significa devolver a identidade desta cidade”, destacou o prefeito.
Para a execução da obra, a Prefeitura de Contagem investirá mais de R$ 1,3 milhão por meio do Fundo ICMS Patrimônio Cultural. As obras estão sendo realizadas por uma empresa especializada em restauração e estão previstas para serem concluídas em até 150 dias. A intervenção será acompanhada pelo Conselho Municipal de Cultura e do Patrimônio Ambiental e Cultural de Contagem (COMPAC), composto por representantes do poder público e da sociedade civil.
Segundo Alexandre Valadares, secretário municipal de Cultura, Esporte e Juventude (Secej), a recuperação contempla toda a parte estrutural e elétrica do imóvel. “Vamos reconstruir toda a parte interna da casa, trocar o telhado e o piso de tábua de madeira, pintar, renovar a parte elétrica que, infelizmente, foi completamente furtada. Também vamos construir um banheiro para uso coletivo. Atualmente, a casa não dispõe de um banheiro específico para visitantes. E, além disso, vamos recuperar o espaço externo de convivência para a promoção de atividades culturais”, explicou.

Casa da Cultura Nair Mendes Moreira

Edificada no século XVIII, a Casa da Cultura Nair Mendes Moreira é considerada a casa mais antiga da cidade e um dos núcleos de origem da antiga “Contagem das Abóboras”. A construção simboliza o “posto de registro” instalado na região por volta do ano de 1716. Foi restaurada em 1991 e tombada pelo Decreto 10.060, de 14 de dezembro de 1998. Em 2007, foi reconhecida pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como primeiro museu de Contagem.
A Casa da Cultura está localizada na rua Praça Vereador Josias Belém, nº 1 – Centro.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar