Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que apresentarem sintomas de síndrome gripal (febre, tosse seca, cansaço, coriza) poderão realizar o teste rápido que detecta a Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Contagem.
O serviço é voltado para pessoas que fazem parte do grupo de risco (idosos acima de 60 anos), pessoas com comorbidades (diabetes, hipertensão, baixa imunidade, obesidade) e também para pessoas economicamente ativas (de 15 a 59 anos), de acordo com as orientações do Ministério da Saúde (MS).
A medida é para identificar portadores da doença para fazer o mapeamento epidemiológico. Segundo a médica Bruna Melgaço Rodrigues, da equipe da UBS Parque São João, o teste é realizado a partir do oitavo dia do surgimento dos sintomas e o resultado fica pronto em 20 minutos.
A equipe de saúde colhe uma amostra de sangue por meio de um furo no dedo do paciente. Em contato com o reagente, a amostra indica a presença de dois tipos de anticorpos, o IgM e o IgG. O primeiro é considerado um marcador para a fase aguda do vírus no organismo, e o segundo é um anticorpo que permanece no organismo mesmo após a fase aguda da doença.
“Já realizamos dez testes rápidos de Covid-19 e identificamos casos positivos. Seguindo o protocolo, os usuários estão em isolamento domiciliar de 14 dias com seus familiares, além de encaminhados para o telemonitoramento, no qual a equipe acompanha a evolução dos casos”, relatou a médica.
Para mais informações sobre os sintomas e atendimento sobre o novo coronavírus, os moradores podem entrar em contato pelo número: 3198-1535