Neste período de pandemia, o transporte coletivo precisa adotar algumas regras para evitar a aglomeração de pessoas e disseminação do Coronavírus. Contagem está implantando o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), com novos terminais de passageiros, corredores exclusivos para os ônibus, veículos modernos e confortáveis. Construído na Via Expressa, o Terminal Petrolândia, no bairro Petrolândia, está pronto e a previsão é a de que comece a funcionar em agosto.
Pelo Terminal Petrolândia passarão cerca de 380 mil passageiros por mês. Serão nove linhas de ônibus: cinco alimentadoras, duas inter-terminais e duas troncais. O acesso será pela Via Expressa e rua Acetona, fazendo conexão com o recém-inaugurado Viaduto do Petrolândia. O equipamento público é todo adaptado para as pessoas com necessidades especiais, com rampas de acesso, banheiros e sinalização tátil.
O Terminal Petrolândia será a primeira obra entregue do SIM, que possibilitará o deslocamento por Contagem com tarifa única. Ao todo, serão cinco terminais e dez estações de transferência, além de obras de infraestrutura como viadutos, avenidas e readequação de vias em bairros.