19.3 C
Contagem
domingo, maio 26, 2024
HomeCadernosCidadeTrecho da Via Expressa no Viaduto do Beatriz passará por obras durante...

Trecho da Via Expressa no Viaduto do Beatriz passará por obras durante o Carnaval

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon) orienta os condutores a redobrarem a atenção ao transitar pela Via Expressa durante o Carnaval. A partir deste sábado (22), a via passará por intervenções de rebaixamento de pista nos dois sentidos de tráfego. Com previsão de conclusão para a próxima quarta-feira (26), a readequação é uma medida necessária para o seguimento das obras do Complexo Viário do Beatriz. A ação também vai corrigir um problema estrutural na altura do viaduto já existente no local.

Para rebaixar a Via Expressa no trecho das obras do Viaduto II, será preciso restringir o trânsito em uma das pistas. Quando um sentido da via estiver fechado, o fluxo será redirecionado para uma faixa de rolamento do sentido oposto. Ou seja, quando o sentido Contagem/Belo Horizonte estiver restrito, os condutores deverão seguir por uma faixa de rolamento no sentido Belo Horizonte/Betim.

O perímetro está devidamente sinalizado pela Transcon. Para evitar retenções em horários de pico, os motoristas devem buscar rotas alternativas na região. Agentes de trânsito farão o monitoramento constante do trecho.

Segurança

Um dos mais importantes corredores de trânsito de Contagem, a Via Expressa tem como característica o intenso tráfego de variados tipos de veículos. Por isso, das pequenas às grandes intervenções viárias, é comum as retenções de trânsito, pois a segurança de motoristas, passageiros, pedestres e trabalhadores das obras é imprescindível.

Para garantir o bem-estar de todos que passam pela região, a Transcon instalou três redutores de velocidade (quebra-molas) e três sonorizadores na Via Expressa de Contagem, no trecho entre o viaduto Bernardo Monteiro e o Complexo Viário do Beatriz, em direção a Belo Horizonte. No sentido de tráfego para Betim, foram instalados um redutor de velocidade e um sonorizador.

Com o objetivo de alertar sobre a altura máxima permitida de 4,40 metros, conforme estabelece a Resolução 210/2006 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), pórticos foram implantados para atentar e limitar a dimensão limite do local.

Veículos que possuem altura máxima maior que a estabelecida pela norma devem portar a Autorização Especial de Tráfego (AET). A AET deve ser requisitada junto a Diretoria de Trânsito da Transcon.

Para orientar os condutores, o trecho das obras do Complexo Viário do Beatriz está sinalizado com faixas e placas indicativas nos dois sentidos da Via Expressa e Avenida João César de Oliveira. Concluídas as intervenções, pórticos, redutores de velocidade e sinalização informativa serão retirados.

Melhorias

Demanda antiga da população, a reestruturação do Complexo Viário do Beatriz consiste na ampliação dos dois viadutos que compõe o trecho. Quando concluída, o número de faixas dos elevados passará de duas para quatro no sentido Sede/Eldorado e para três no sentido contrário. As faixas centrais, nos dois sentidos, serão de passagem exclusiva para o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM).

Outras intervenções também estão previstas nas vias adjacentes, como a adequação viária da Avenida Carmélia Dutra, que dá acesso ao bairro Beatriz, e o sentido duplo de tráfego da rua José Pedro de Araújo, que liga o bairro Beatriz à avenida João César de Oliveira. Demais melhorias são a redução da inclinação de rampas, evitando quebra dos veículos semi-reboques, e o alargamento das alças para melhorar o raio de giro dos semi-reboques. O Complexo Viário do Beatriz contempla ainda a implantação do Corredor Norte-Sul, que vai interligar as regiões da Cidade Industrial e Nova Contagem por meio da construção do Terminal Sede, em frente ao 18º Batalhão da Polícia Militar, e Terminal Darcy Ribeiro, em frente à entrada do bairro homônimo na LMG-808.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar