A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon) orienta os condutores a redobrarem a atenção ao transitar pela Via Expressa durante o Carnaval. A partir deste sábado (22), a via passará por intervenções de rebaixamento de pista nos dois sentidos de tráfego. Com previsão de conclusão para a próxima quarta-feira (26), a readequação é uma medida necessária para o seguimento das obras do Complexo Viário do Beatriz. A ação também vai corrigir um problema estrutural na altura do viaduto já existente no local.
Para rebaixar a Via Expressa no trecho das obras do Viaduto II, será preciso restringir o trânsito em uma das pistas. Quando um sentido da via estiver fechado, o fluxo será redirecionado para uma faixa de rolamento do sentido oposto. Ou seja, quando o sentido Contagem/Belo Horizonte estiver restrito, os condutores deverão seguir por uma faixa de rolamento no sentido Belo Horizonte/Betim.
O perímetro está devidamente sinalizado pela Transcon. Para evitar retenções em horários de pico, os motoristas devem buscar rotas alternativas na região. Agentes de trânsito farão o monitoramento constante do trecho.
Segurança
Um dos mais importantes corredores de trânsito de Contagem, a Via Expressa tem como característica o intenso tráfego de variados tipos de veículos. Por isso, das pequenas às grandes intervenções viárias, é comum as retenções de trânsito, pois a segurança de motoristas, passageiros, pedestres e trabalhadores das obras é imprescindível.
Para garantir o bem-estar de todos que passam pela região, a Transcon instalou três redutores de velocidade (quebra-molas) e três sonorizadores na Via Expressa de Contagem, no trecho entre o viaduto Bernardo Monteiro e o Complexo Viário do Beatriz, em direção a Belo Horizonte. No sentido de tráfego para Betim, foram instalados um redutor de velocidade e um sonorizador.
Com o objetivo de alertar sobre a altura máxima permitida de 4,40 metros, conforme estabelece a Resolução 210/2006 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), pórticos foram implantados para atentar e limitar a dimensão limite do local.
Veículos que possuem altura máxima maior que a estabelecida pela norma devem portar a Autorização Especial de Tráfego (AET). A AET deve ser requisitada junto a Diretoria de Trânsito da Transcon.
Para orientar os condutores, o trecho das obras do Complexo Viário do Beatriz está sinalizado com faixas e placas indicativas nos dois sentidos da Via Expressa e Avenida João César de Oliveira. Concluídas as intervenções, pórticos, redutores de velocidade e sinalização informativa serão retirados.
Melhorias
Demanda antiga da população, a reestruturação do Complexo Viário do Beatriz consiste na ampliação dos dois viadutos que compõe o trecho. Quando concluída, o número de faixas dos elevados passará de duas para quatro no sentido Sede/Eldorado e para três no sentido contrário. As faixas centrais, nos dois sentidos, serão de passagem exclusiva para o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM).
Outras intervenções também estão previstas nas vias adjacentes, como a adequação viária da Avenida Carmélia Dutra, que dá acesso ao bairro Beatriz, e o sentido duplo de tráfego da rua José Pedro de Araújo, que liga o bairro Beatriz à avenida João César de Oliveira. Demais melhorias são a redução da inclinação de rampas, evitando quebra dos veículos semi-reboques, e o alargamento das alças para melhorar o raio de giro dos semi-reboques. O Complexo Viário do Beatriz contempla ainda a implantação do Corredor Norte-Sul, que vai interligar as regiões da Cidade Industrial e Nova Contagem por meio da construção do Terminal Sede, em frente ao 18º Batalhão da Polícia Militar, e Terminal Darcy Ribeiro, em frente à entrada do bairro homônimo na LMG-808.