19.3 C
Contagem
domingo, maio 26, 2024
HomeCadernosCidadePrefeitura decreta situação de emergência para atendimento às vítimas da chuva

Prefeitura decreta situação de emergência para atendimento às vítimas da chuva

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

Por causa dos estragos causados pelo temporal que castigou Contagem no último domingo (19), a Prefeitura decretou situação de emergência para agilizar a captação de recursos destinados aos reparos e atendimento às famílias afetadas. O prefeito Alex de Freitas assinou o decreto após se reunir com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas Alves. Também estavam presentes o secretário de Defesa Social de Contagem, Décio Camargos, o chefe do Gabinete Militar do governo de Minas e coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Rodrigo Sousa, e o coordenador adjunto da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Flávio Godinho Pereira.

“O prefeito reconheceu a situação emergencial e o decreto vai possibilitar a criação de um plano de trabalho para que o governo federal libere recursos para o Município. Será um complemento ao socorro que está sendo prestado pela Prefeitura, com liberação de verba para reconstrução das vias e atendimento às pessoas atingidas”, explicou o coronel Alexandre Lucas. Ainda não foi definido o valor do repasse.

Ele ressaltou que o temporal do último domingo, com volume de mais de 100 milímetros em menos de 40 minutos, foi um “fenômeno raro, que acontece a cada mil anos”. “Sabemos que o desastre foi causado por um fenômeno da natureza e o cenário é muito triste, mas o momento é de unirmos forças para trazermos de volta a esperança do contagense”.

Alex de Freitas reiterou que o apoio federal possibilitará uma resposta mais rápida da Prefeitura à população atingida. “Vai ajudar demais o povo, que tem sofrido tanto com as chuvas durante anos. Acredito que até o final de amanhã (dia 21) teremos novas respostas. Vamos trabalhar firmes para dar essa resposta a quem perdeu tudo”.

Segundo o prefeito, ações de longo e médio prazos também serão traçadas com o Ministério do Desenvolvimento Regional.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar