A Prefeitura de Contagem terá agora mais autonomia para implantação de novos empreendimentos e intervenções em diversas áreas no Distrito Industrial Juventino Dias, mais conhecido como Cidade Industrial. A relação com o empresariado da região e entidades de classe também será ampliada, facilitando a definição de novas políticas públicas de interesse comum. As melhorias serão possíveis porque, na segunda-feira (2), o prefeito Alex de Freitas, o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Dante de Matos, o procurador José Randolfo Rezende Sant´ana e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Sant Clair Terres, assinaram um convênio que celebra a municipalização do Distrito Industrial Juventino Dias.
O prefeito Alex de Freitas falou do momento de alegria ao celebrar um convênio que irá trazer melhorias para o primeiro distrito industrial planejado da América Latina. “Almejamos que este convênio de gestão municipal seja o primeiro passo para facilitar o diálogo e evitar a burocracia para todos aqueles que empreendem no município. Esse prestígio não é da prefeitura, nem do Estado, é da história que representa o Distrito Industrial Juventino Dias. Inauguramos uma nova fase, de muita esperança com uma economia que começa a reagir e é o que todos desejam”, comemorou.
Cidade Industrial – O Distrito Industrial Juventino Dias foi instituído pelo Decreto nº 770 de 1941, assinado pelo governador Benedito Valadares, tornando-se o primeiro distrito industrial planejado da América Latina. Nele estão instaladas indústrias do ramo metalmecânico, alimentício, têxtil, entre outros.
Dados do Distrito
Área total: 4.741.854 m²
Área industrial: 1.162.194 m²
N° de empresas: 880
N° de indústrias: 116