25.9 C
Contagem
domingo, maio 26, 2024
HomeCadernosPolíticaAções da Defesa Civil

Ações da Defesa Civil

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

Chuvas intensas, tempestades, riscos de desabamentos, deslizamentos, enchentes e inundações. Esse é o cenário que vem preocupando a população de Contagem. Diante das condições climáticas, a Defesa Civil – órgão responsável por prevenir os desastres naturais ou prestar socorro às vítimas quando eles acontecem – precisa atuar com eficiência em favor da comunidade.
Nesse sentido, o presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Daniel Carvalho, durante a reunião plenária desta terça-feira (19/11), apresentou requerimento solicitando melhorias na estrutura do órgão responsável, para que tenha condições de atender a população de forma preventiva ou, se preciso, reparadora. Além disso, ele levantou alguns questionamentos sobre as ações já existentes. “Estamos preparados para essas chuvas e ações da natureza?”
Segundo o parlamentar, quando existe um processo eficiente de prevenção, que contempla mapeamento das áreas de risco, monitoramento dos dados da chuva e corpo técnico adequado, fica mais fácil proteger as pessoas e, ainda, evitar danos ao patrimônio. “Para isso, a Secretaria Municipal de Defesa Social precisa investir em ações preventivas apostando em fluxo de pessoas compatível para atender as emergências; número correto de viaturas; e agilidade ao emitir o alerta de tempestades via SMS e rede social – como já acontece em outros municípios”.
“Sabemos que, em alguns pontos, há a necessidade de grandes intervenções que demandam investimentos altos e prazo extensos. Esperamos que essas obras também aconteçam o mais rápido possível”, completa Carvalho.
Apesar dos mecanismos preventivos, não se pode controlar a ação da natureza. No entanto, a Defesa Civil precisa agir de forma rápida para socorrer as possíveis vítimas e, ainda, para minimizar os efeitos causados às pessoas e ao meio ambiente caso ocorra algum desastre.
“Faz-se necessário, então, uma equipe técnica preparada para os diversos atendimentos, equipamentos e aparelhagem, veículos, materiais de primeiros socorros, atendimento de urgência/emergência, abrigo imediato e itens básicos: comida, água potável, remédios, entre outros”, reforça o vereador.
Por fim, Daniel Carvalho solicitou alguns esclarecimentos por parte da Secretaria de Defesa Social em relação à estrutura disponível para atender as demandas de prevenção e, também, ao planejamento para uma situação de desastre.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar