terça-feira, 10 setembro

    Lar Dom Paulo

    Matérias Relacionadas

    Aumento na conta de luz será menor

    Aumento na tarifa A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)...

    Acompanhamento de saúde nas UBSs

    Condicionalidades relativas Desde segunda-feira (2/9), beneficiários do Bolsa Família devem...

    Novos ônibus para o transporte metropolitano

    Renovação da frota O Governo de Minas formalizou um acordo...

    Alimentação correta pode diminuir o uso de medicamentos

    Entre 2000 e 2021, mais de 93 mil idosos...

    Cuidado com os escorpiões neste período do ano

    Os meses de agosto e setembro marcam o período...

    Compartilhar

    Na última quarta-feira (30/10), o Lar Dom Paulo, associação de Contagem que abriga e cuida de idosos, recebeu a visita da primeira dama do município, Luciana Freitas. O motivo do encontro foi mais que especial: ela assinou a ata da reunião realizada no dia 25 de setembro, quando ela, juntamente com o Secretário de Obras do Município, João Batista dos Mares Guia, anunciaram o total apoio da Prefeitura na construção da sede própria e definitiva do Lar.
    O terreno em que será construído o novo Lar Dom Paulo fica no Sapucaias II, em uma área tranquila e apropriada para os idosos, segundo o diretor do Lar, Márcio Luciano. “Lá, eles vão ter mais conforto, área aberta e atividades externas, quem sabe até uma horta?”, conta emocionada Gilca Valéria, uma das ferrenhas voluntárias do Lar. O espaço também permitirá a acomodação de até 60 idosos, quase o dobro da capacidade do local em que atualmente estão.
    Hoje o Lar Dom Paulo funciona em duas casas alugadas no bairro Fonte Grande, na região da Sede. Porém, conforme a direção voluntária do Lar, os 39 idosos que residem e dependem da instituição estão prestes a serem despejados, considerando as dívidas de aluguéis. “Mas, para onde eles vão? As famílias renegam, muitos têm inclusive medida protetiva contra familiares”, lamenta Márcio.
    Além dos aluguéis atrasados, o Lar Dom Paulo ainda acumula dívidas tributárias e trabalhistas e um gasto mensal muito superior à receita. Além das contas mensais como água e luz, há uma folha de pagamento de 27 funcionários e, ainda, remédios, fraldas, alimentação e insumos de saúde e limpeza.
    Alguns idosos têm benefício social e repassam o valor para custear sua permanência no lar. Os voluntários se desdobram para conseguirem donativos de alimentos básicos como arroz, feijão, carne e leite, bem como material de higiene pessoal. “No mais, a instituição vive de doações e da bondade de pessoas que, assim como nós, acreditam que esses idosos merecem uma velhice digna”, conta Gilca.
    Depois de conversar com a direção e com os idosos e de conhecer as modestas dependências do Lar Dom Paulo, Luciana Freitas se colocou à disposição para ajudar, não só com a mediação da construção da sede, mas para o que mais estiver ao seu alcance. “Trago também aqui um abraço fraterno e o compromisso de ajuda do prefeito Alex de Freitas. Contem conosco”, finalizou a primeira dama.
    Ajudas – A diretoria voluntária do Lar Dom Paulo clama por ajuda, uma vez que a receita é muito aquém dos gastos. Por isso, caso você queira ser um voluntário ou fazer doações para o Lar, entre em contato pelo telefone 2564-3403.
    São bem-vindos todos os tipos de ajuda, até mesmo um tempo livre para uma conversa ou ouvidos abertos para escutar as histórias dos residentes, que já passaram por tantas coisas na vida e hoje estão acolhidos em uma instituição, muitas vezes abandonados pelos familiares e carentes de atenção.

    Lar Dom Paulo
    Rua Antônio Marçal Muniz, nº 34, Fonte Grande.

    Visitas: às terças, quintas, sábado e domingo,
    das 14h às 17h.
    Doações:
    Caixa Econômica Federal
    Agência: 1529
    Operação: 003
    Conta corrente: 4673-0
    CNPJ: 22.843.380/0001.69 Razão social:
    Associação de Diáconos da Pessoa Idosa.
    Nome fantasia: Lar Dom Paulo.

    spot_imgspot_img