quarta-feira, 9 julho

    “Semana lixo zero”

    Matérias Relacionadas

    Edição 1249 – 16 de Maio de 2025

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Câmara derruba veto do Executivo

    Cenário inusitado Os vereadores de Contagem rejeitaram o veto total...

    Grande Show da cantora Alcione

    Repertório de sucessos Nesta sexta-feira (16/5) haverá alterações no trânsito...

    Ação de acolhimento e cuidado para a população em situação de rua

    Os direitos humanos são fundamentais para garantir a dignidade,...

    Novas doses de vacina contra a varicela e a covid-19 pediátrica

    A Prefeitura de Contagem recebeu 540 doses da vacina...

    Compartilhar

    Moradores e representantes de empresas instaladas em Contagem terão a oportunidade de participar da “Semana Lixo Zero”, que ocorrerá pela primeira vez na cidade de 18 a 27 de outubro. Durante os dez dias serão fomentadas ideias e ações voluntárias para a redução da produção de resíduos e por um mundo mais sustentável. O evento terá o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, do Rotary Club e do Shopping Contagem.
    A mobilização em torno desta nobre causa já foi iniciada. Jovens estudantes da rede particular ligados ao Rotary, onde são chamados de “Interacts”, levaram a ideia aos diretores das instituições de ensino que, por sua vez, se reuniram para debater o assunto. A Secretaria de Meio Ambiente promoverá o mesmo debate na rede municipal de ensino.
    Inscrições gratuitas – A “Semana Lixo Zero” será promovida, simultaneamente, em várias cidades brasileiras pelo Instituto Lixo Zero Brasil, cujo site dará visibilidade às ações propostas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 11 de outubro. Basta solicitar o formulário pelo e-mail lixozerormbh@gmail.com, que o interessado será incluído entre os participantes.
    Pessoas ou instituições que têm algum tipo de trabalho ou iniciativa sobre o tema podem se inscrever no evento que ocorrerá em Contagem. O conceito da campanha é sobre a possibilidade de evitar quase que, na totalidade, a deposição dos resíduos. Estudos revelam que 50% do lixo produzido pelas pessoas é orgânico, ou seja, compostável. Outros 40% são recicláveis e apenas 10% ainda não tem destinação adequada.