quarta-feira, 24 julho

    Ampliação no tratamento de diabetes

    Matérias Relacionadas

    STF decide que lei que criminaliza fake news é inconstitucional

    Em uma decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF)...

    Instituto CircoLar forma e catapulta artistas circenses de Minas Gerais

    Inscrições para a Formação Profissional em Artes Cênicas, que...

    Compartilhar

    A partir de terça-feira, 10 de setembro, usuários do Sistema Único de Saúde de Contagem portadores de Diabetes terão à disposição um ambulatório exclusivo para tratar feridas e machucados nas pernas e pés.

    O objetivo é melhorar a qualidade de vida do paciente, evitar infecções generalizadas e até amputações de membros, já que feridas em pessoas com diabetes demoram mais para cicatrizarem devido a complicações cardiovasculares, que causam o bloqueio ou a diminuição da circulação sanguínea, e devido ao excesso de glicose, que pode prejudicar o funcionamento do sistema imunológico.

    Serão realizadas cerca de 60 consultas por mês. Os pacientes passarão por avaliações e poderão também ser encaminhados para outros profissionais especialistas. Os familiares também participarão das consultas para receber orientações de como cuidar dos pacientes.

    Cinco profissionais irão trabalhar no ambulatório (médico, enfermeiros e técnicos em enfermagem). Para receber o tratamento no ambulatório o paciente deve passar primeiro pela Unidade Básica de Saúde (UBS), onde receberá o encaminhamento.

    Em Contagem, estima-se que 33 mil pessoas tenham diabetes. Quase sete mil pessoas são atendidas pelo Programa Saúde da Família.

    O ambulatório para Pés Diabéticos irá funcionar com Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz. O endereço é av. João César de Oliveira, 2889 – Eldorado, Contagem.

    spot_imgspot_img