24.1 C
Contagem
sábado, junho 22, 2024
HomeCadernosSaúdeÓrgãos para doação

Órgãos para doação

Date:

Matérias Relacionadas

Rayza Almeida para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

Meu nome é Rayza Almeida(almeira_rayzaaxz), tenho 20 anos, estou...

Edição 1234 21 de Junho de 2024

Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras de mobilidade na BR-381

Desenvolvimento Contagem não para. Após articular, em Brasília, uma reunião...

Restauração do Centro Cultural

Cuidado com o patrimônio Na última semana a Prefeitura deu...

Procon Câmara bate recordes em atendimentos

Referência em defesa do consumidor desde sua inauguração, em...
Ir para Criarteweb

O Hospital Municipal de Contagem (HMC) José Lucas Filho realizou, nesta terça-feira (23), mais uma captação de múltiplos órgãos para doação. O procedimento realizado pela equipe do MG Transplantes contou com um trabalho prévio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) juntamente com demais profissionais da unidade.
A doação dos múltiplos órgãos foi autorizada pela família de um paciente que teve morte encefálica confirmada na segunda-feira (22), no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital. “Com o gesto solidário da família outras pessoas serão beneficiadas”, explicou a enfermeira da CIHDOTT, Cynthia Oliveira de Souza.
A profissional esclarece que a captação de órgãos é um processo complexo que segue várias diretrizes para se concretizar e só se inicia após ter esgotado todos os recursos para salvar a vida do paciente doador. A intervenção para a retirada dos órgãos foi realizada no Bloco Cirúrgico do Hospital e durou cerca de três horas. Segundo a enfermeira Cynthia Oliviera, mesmo vivendo o momento delicado que é o luto, a família se sentiu confortada em saber que um pouco do familiar que eles perderam estará presente ajudando a outras pessoas.
Em 2019, o HMC fez a captação de três doadores de múltiplos órgãos (rins, córneas, fígado, pâncreas) e 13 de doações de tecidos oculares.

Últimas Matérias

spot_img
Artigo Anterior
Próximo Artigo
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar