15.9 C
Contagem
domingo, junho 16, 2024
HomeCadernosCulturaTerra de Lund e a pré-história

Terra de Lund e a pré-história

Date:

Matérias Relacionadas

Anny Kalessa para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

Meu nome é Anny Kalessa (@annykalessa), tenho 22 anos,...

Edição 1233 14 de Junho de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Marcha para Jesus acontece neste sábado

Para fortalecer os laços de união, amor e de...

Não caia no golpe da falsa cobrança

Alerta importante A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria...

Mais duas trincheiras na br 381

Mais mobilidade Contagem recebeu mais uma importante notícia que vai...
Ir para Criarteweb

Em 1843 Peter W. Lund, naturalista dinamarquês encontrou na região de Lagoa Santa, em Minas Gerais, vestígios de homens pré-históricos, cujos estudos definiram as características daquele que ficaria conhecido posteriormente como o Homem de Lagoa Santa.
Esta cidade, aliás, foi adotada como base de operações por Lund por ser o centro de uma área repleta de cavernas. Pesquisando mais de 250 cavernas na região, Peter Lund descobriu mais de 12 mil fósseis, sendo considerado o pai da paleontologia, espeleologia e arqueologia no Brasil.
E foi diante de todo este cenário, de riqueza e fascínio pelas cavernas, homens pré-históricos e grandes animais, que em 2008 o jornalista ilustrador Paulo Baraky Werner criou a “Terra de Lund”, o mundo fantástico da pré-história.

Voltado principalmente para o público infantil, a saga de Gronk e sua esposa Luzia (nome em alusão ao fóssil de 11 mil anos, considerado o mais antigo das Amérias, encontrado na caverna da Lapa Vermelha em Lagoa Santa), Tiak, Droak, Bunk e toda a turma é contada em formato de tirinhas e agora em livro. Têm como objetivo levar às crianças noções de história, cidadania e conscientizá-las sobre a importância de preservar o meio ambiente. Mas tudo com uma boa dose de humor e informações sobre o período pleistoceno.

Para criar o mundo de Lund e seus personagens, Paulo Baraky realizou um aprofundado estudo na região de Lagoa Santa e Pedro Leopoldo. Visitando sítios arqueológicos, museus e dezenas de cavernas. Segundo o ilustrador, os mais de 20 anos de pesquisas foram para

realizar um trabalho de fantasia, mas focado em dados reais e pesquisas do ponto de vista da arqueologia e paleontologia. Lembrando de que este projeto é único no Brasil.

Leve a exposição para sua escola

O projeto Terra de Lund conta com uma exposição ricamente ilustrada e com centenas de réplicas e esculturas. Um mergulho no passado, desde as primeiras formas de vida, passando pelos grandes dinossauros até o período do surgimento do homem.
O projeto, que conta também com palestra sobre a pré-história e o desenho animado da Terra de Lund, já percorreu cidades como Contagem, Mariana, Ouro Preto, Matozinhos e Manhuaçu.
Para levar a exposição e as palestras para sua escola, acesse o site: www. terradelund.com.br

Últimas Matérias

spot_img
Artigo Anterior
Próximo Artigo
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar