quarta-feira, 11 setembro

    Como se organizam os partidos

    Matérias Relacionadas

    Aumento na conta de luz será menor

    Aumento na tarifa A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)...

    Acompanhamento de saúde nas UBSs

    Condicionalidades relativas Desde segunda-feira (2/9), beneficiários do Bolsa Família devem...

    Novos ônibus para o transporte metropolitano

    Renovação da frota O Governo de Minas formalizou um acordo...

    Alimentação correta pode diminuir o uso de medicamentos

    Entre 2000 e 2021, mais de 93 mil idosos...

    Cuidado com os escorpiões neste período do ano

    Os meses de agosto e setembro marcam o período...

    Compartilhar

    Os partidos e seus representantes trazem para a ALMG visões diferentes do mundo e tudo o que será votado depende de que opiniões sairão vencedoras ou derrotadas no “jogo democrático” – Foto: Clarissa Barçante
    A cada quatro anos, após as eleições, 77 pessoas, de vários partidos políticos diferentes, conquistam, pelo voto popular, o direito de exercer o mandato de deputado ou deputada estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Até aí, tudo bem, fácil de entender.

    O que muita gente não sabe é que, depois que tomam posse, esses parlamentares se agrupam em bancadas e blocos, Maioria e Minoria; e que isso tem tudo a ver com a dinâmica de funcionamento do próprio Parlamento.

    Afinal, os partidos e seus representantes trazem para a Assembleia visões diferentes do mundo, da sociedade, do que é certo ou errado. Tudo o que será discutido, analisado, votado, aprovado ou rejeitado, durante o mandato, depende desse conjunto de ideias e de que opiniões sairão vencedoras ou derrotadas no chamado “jogo democrático”.
    Para entender a importância da organização dos partidos e dos deputados dentro da Assembleia, no entanto, é preciso conhecer alguns conceitos básicos.

    spot_imgspot_img
    Artigo anterior
    Próximo artigo