Com o intuito de reflorestar o aterro sanitário de Contagem, que constitui uma Área de Preservação Permanente (APP), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), vai realizar o plantio de oito mil mudas de árvores típicas do cerrado e mata atlântica, biomas presentes no local, em torno do aterro.
Uma equipe de biólogos da Semad visitou o aterro sanitário para avaliação e determinação das espécies adequadas ao local. Serão disponibilizadas mudas de ipê, pau-ferro, quaresmeira, paineira, mogno, entre outras espécies nativas.
O objetivo dessa visita é estabelecer uma parceria com a Semad no sentido de obtenção de mudas de árvores nativas e orientação técnica para realizar o plantio. A secretaria conta com uma equipe técnica bastante qualificada, e vai nos orientar nessa operação,
disse o técnico ambiental da empresa Sobrado, gestora do aterro, Charles Gonçalves, ao ressaltar a importância da participação da Semad no projeto.
O plantio de mudas é uma exigência do processo de licenciamento ambiental e é uma condicionante para o funcionamento do aterro. Para além da questão paisagística e recomposição da área verde, o reflorestamento ajuda a inibir poeira e odores típicos do empreendimento, a manter a fauna rica, e é fundamental na questão climática, na medida em que mantém a área mais fresca.
O aterro sanitário é uma área que tem com objetivo receber adequadamente os resíduos sólidos domésticos, e é um aparelho de extrema importância na proteção à saúde pública e ao meio ambiente.