22.3 C
Contagem
sexta-feira, junho 21, 2024
HomeCadernosEconomiaTecnologia avançada

Tecnologia avançada

Date:

Matérias Relacionadas

Rayza Almeida para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

Meu nome é Rayza Almeida(almeira_rayzaaxz), tenho 20 anos, estou...

Edição 1234 21 de Junho de 2024

Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras de mobilidade na BR-381

Desenvolvimento Contagem não para. Após articular, em Brasília, uma reunião...

Restauração do Centro Cultural

Cuidado com o patrimônio Na última semana a Prefeitura deu...

Procon Câmara bate recordes em atendimentos

Referência em defesa do consumidor desde sua inauguração, em...
Ir para Criarteweb

Motivado por ocasiões em que se exige a tomada de decisões rápidas, com segurança, o Governo de Minas Gerais inovou, implantando, na atual gestão, em Belo Horizonte, duas Salas de Situação dotadas de um sistema avançado de tecnologia da informação. A primeira delas foi inaugurada em outubro de 2016, na Cidade Administrativa, e a segunda entrou em funcionamento no Palácio da Liberdade, em maio de 2017.
As informações estratégicas e ao mesmo tempo integradas são processadas pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) e disponibilizadas para o gabinete do governador e para o seu staff, que inclui secretários de Estado e assessores mais próximos.
A maior parte dos dados inseridos na plataforma vem das secretarias e de outros órgãos, como as forças de segurança do Estado, que são detentoras de informações consideradas fundamentais.

Para cuidar desse projeto e deixá-lo permanentemente atualizado, a Pro- demge conta com uma equipe que coordena as Salas de Situação, formada pelo gerente Gilmar de Meira Freitas e mais seis analistas. Essa gerência está ligada à Superintendência de Integração de Informações Estratégicas da Presidência da Prodemge. Há ainda o apoio constante de todas as diretorias da empresa e parcerias efetivas dos órgãos responsáveis pelas informações, especialmente o Gabinete Militar do Governador.

As Salas de Situação do Governo do Estado têm estruturas físicas e de tecnologia adequadas, mas o acesso às informações pelos gestores não precisa necessariamente ocorrer dentro delas.

Toda a estrutura de inteligência reunida está disponível na web, inclusive com melhorias permanentes para acesso em tablets e celular. Entretanto, podem haver circunstâncias em que haja necessidade de uma reunião física para avaliação de dados por vários gestores, ao mesmo tempo, seguida de uma decisão estratégica.

No surto da febre amarela no início de 2017, por exemplo, a Sala de Situação da Cidade Administrativa teve papel fundamental para concentrar informações e dados e contribuir para importantes tomadas de decisão pelas autoridades da Saúde.

Últimas Matérias

spot_img
Artigo Anterior
Próximo Artigo
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar