terça-feira, 10 setembro

    Atendimento na saúde

    Matérias Relacionadas

    Aumento na conta de luz será menor

    Aumento na tarifa A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)...

    Acompanhamento de saúde nas UBSs

    Condicionalidades relativas Desde segunda-feira (2/9), beneficiários do Bolsa Família devem...

    Novos ônibus para o transporte metropolitano

    Renovação da frota O Governo de Minas formalizou um acordo...

    Alimentação correta pode diminuir o uso de medicamentos

    Entre 2000 e 2021, mais de 93 mil idosos...

    Cuidado com os escorpiões neste período do ano

    Os meses de agosto e setembro marcam o período...

    Compartilhar

    Uma das principais prioridades da atual gestão da Prefeitura de Contagem é a qualidade do serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) oferecido à população. Por isso, em Contagem o sistema de funcionamento da Atenção Básica está sendo modificado com o respaldo do Ministério da Saúde (MS). E para aprimorar o atendimento ao usuário, a Secretaria de Saúde, promoveu entre os dias 13 e 15 de março, curso sobre a abordagem às urgências na atenção básica da cidade. O treinamento aconteceu no auditório da Nova Faculdade.

    O objetivo do curso é fazer com que todos os profissionais da saúde municipal tenham autonomia e conhecimento para atuar em conjunto com os demais pontos de atendimento da cidade, como o Complexo Hospitalar, Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e os locais de atendimento da rede.

    O secretário-adjunto de Saúde, Luiz Fernando Santos, explica que desde o início da gestão foi identificada a necessidade de modificar o modelo utilizado na Atenção Básica para garantir assistência aos moradores de Contagem.

    A Atenção Básica não estava preparada para prestar os primeiros socorros em casos de urgência, por isso os usuários não tinham o encaminhamento adequado em tempo hábil. Agora, os moradores podem contar com equipes de saúde da família, serviço integrado e servidores mais qualificados para atuar em diversos casos e com autonomia profissional, afirma.

    A capacitação é dividida em 6 módulos e será concluída no mês de maio deste ano. No primeiro, participam médicos e enfermeiros, mas todos os servidores da área da saúde serão devidamente preparados para atuar de acordo com o novo modelo.

    spot_imgspot_img
    Artigo anterior
    Próximo artigo