Mais um posto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi colocado à disposição do eleitor de Contagem para fazer o cadastramento biométrico, alistamento e transferência eleitorais, revisão, alteração de dados, certidões e segunda via do título.
Montado no saguão principal da prefeitura, o posto, que conta com 23 guichês e 54 atendentes, funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até o dia 9 de fevereiro de 2018. Os maiores de 70 anos não têm a obrigatoriedade do voto, mas são obrigados a fazer o cadastro biométrico.
O recadastramento biométrico em Contagem é obrigatório e o eleitor que não comparecer terá o seu título cancelado e não poderá votar nas eleições do próximo ano. Além disso, estará impossibilitado de prestar concurso público, ingressar em universidade pública, de tirar passaporte ou viajar para o exterior, dentre outras implicações.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Contagem, Sanders Alves Augusto, foi um dos eleitores que aproveitou a instalação do novo posto para fazer o cadastramento.
A biometria é uma forma moderna de identificação do eleitor,
que vai gerar maior segurança ao eleitorado e garantir que não ocorra
fraudes no sistema eleitoral, comentou Sanders.
A Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Ivan Diniz Macedo, Rayanne Esteves Anselmo, estava na prefeitura e aproveitou para fazer o cadastramento.
Trata-se de algo seguro para nós eleitores e para o resultado das urnas. Significa modernidade, rapidez, ao passo que o processo eleitoral em países como os Estado Unidos leva até dez dias para ser concluído e apresentar os resultados, comparou.
Para fazer a biometria o eleitor deverá levar documento oficial com foto, título (se tiver), CPF (se tiver) e comprovante de endereço. Será feita uma foto que fica no sistema do TER e a coleta das impressões digitais.
Biometria garante autenticidade do voto
O objetivo do cadastramento biométrico é garantir a autenticidade do voto, já que no dia da eleição, a identidade do eleitor será confirmada por meio do reconhecimento da impressão digital pelo leitor biométrico da urna eletrônica, comparando-a com a impressão retirada pela Justiça Eleitoral.
Atendimento – A Central de Atendimento do TRE/Contagem fica na Avenida João César de Oliveira, 1434, no Eldorado, onde pode ser feita a biometria com ou sem agendamento pelo telefone 148. O TER conta com o apoio da Prefeitura de Contagem, que cedeu locais e estagiários para fazer o serviço.
O eleitor de Belo Horizonte que deseja fazer a biometria e estiver passando por Contagem pode fazê-la num único local que é no Ônibus TRE/Aqui, dentro do Big Shopping. O eleitor de Contagem também pode fazer a biometria em Belo Horizonte, no Posto de Atendimento do TRE, na Avenida Prudente de Morais, 320, Cidade Jardim, onde só é feito o cadastramento por meio de agendamento pelo telefone 148.
De acordo com o técnico judiciário da Zona Eleitoral 90, Paulo Henrique Patrício, com a inauguração do novo posto na prefeitura, com espaço amplo e maior número de guichês, a expectativa é de que mais pessoas procurem fazer o cadastramento biométrico.
Conforme dados atualizados recentemente, do universo
de 467.802 eleitores de Contagem, 232.945 fizeram o cadastramento,
o que significa 49,80% do total do eleitorado, explicou.
Segundo a supervisora do TRE, Vera Lúcia Maia, o cadastramento é feito em cerca de 15 minutos. Com esse posto na Prefeitura, o eleitor de Contagem passa a ter oito endereços para fazer o recadastramento biométrico.