24.4 C
Contagem
quinta-feira, junho 13, 2024
HomeCadernosPolíticaParque Fernão Dias

Parque Fernão Dias

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1233 14 de Junho de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Marcha para Jesus acontece neste sábado

Para fortalecer os laços de união, amor e de...

Não caia no golpe da falsa cobrança

Alerta importante A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria...

Mais duas trincheiras na br 381

Mais mobilidade Contagem recebeu mais uma importante notícia que vai...

O Impacto das eleições municipais nos serviços públicos

As eleições municipais, que elegem prefeitos, vice-prefeitos e vereadores,...
Ir para Criarteweb

A deputada estadual Marília Campos (PT) fez duas palestras nesta segunda-feira, dia 13 de março, para os alunos do 7º ano na Unidade Contagem do Colégio Santo Agostinho no Bairro Jardim Riacho das Pedras. O tema foi a luta pela revitalização e reabertura do Parque Fernão Dias, importante espaço público que está interditado e completamente abandonado desde 2013. Após o encontro ficou definida a realização de uma audiência pública na escola, aberta aos moradores do entorno.

A proposta dos professores é que o Santo Agostinho adote o Parque e desenvolva nele atividades com os alunos, que terão oportunidade de conviver em uma área verde, pesquisando a flora e a fauna local. Um dos coordenadores do projeto é o professor de Ciências, Moacir Alves Moreira, que esteve em recente visita técnica no Parque com os colegas Mateus e Jacqueline. “Observamos que, infelizmente, a área está depredada, com lixo se acumulando, com queimadas e desmatamento. Uma ameaça a nascentes e a vegetação, parte dela de mata atlântica e de cerrado, que corre risco de destruição”, registrou Moreira durante a exposição da deputada, que teve projeção de fotografias mostrando o estado do Parque.

Contei aos estudantes a minha relação com aquele lugar onde estive muitas vezes com minha família para curtir o que era um equipamento de lazer, esporte, cultura e preservação ambiental. E que queremos ter de volta para ser um ponto de encontro, onde possamos levar os que visitarem Contagem para conhecer e desfrutar, disse Marília.

A deputada falou do processo legislativo e de mobilização que fez com que o seu projeto, o 2.999/15, se tornasse a Lei 22.428, que cria a Área de Proteção Ambiental (APA) Parque Fernão Dias, sancionada pelo governador Fernando Pimentel em 21 de dezembro de 2016. Foram quase dois anos de articulações, três audiências públicas e tramitação por três comissões internas da Assembleia, até a criação da APA. Ela também destinou recursos no Plano Plurianual de Ação Governamental – PPAG do ano passado e vai destinar este ano emenda parlamentar para ser investida no Parque.

Serviço

O Parque Fernão Dias é uma área com aproximadamente um milhão de metros quadrados e guarda em sua área equipamentos de lazer e diversas espécies da flora e da fauna, além de importantes nascentes que ajudam no abastecimento da população. Em sua estrutura, o parque tem 23 quadras poliesportivas, dois campos de futebol, pista de bicicross e o único velódromo de Minas. Também há seis duchas, minicidade e playground, mirante, trilhas e nascentes e animais como raposa, coelho, tatu, mico-estrela e vários tipos de pássaros.

Últimas Matérias

spot_img
Artigo Anterior
Próximo Artigo
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar