19.3 C
Contagem
domingo, maio 26, 2024
HomeCadernosCulturaAquarela & sabores

Aquarela & sabores

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

A Fundac realizou na Galeria do Centro Cultural de Contagem, o lançamento da publicação Aquarela e Sabores da Culinária Mineira, no último dia 06 de dezembro. O lançamento marcou também o início de uma exposição, na mesma galeria, com as artistas Gerosina Marques, Helena Rodrigues e a participação especial de Leir Barbosa, que ficará em cartaz até o final de dezembro.
O livro surgiu de uma parceria entre onze ilustradores em um projeto de pesquisa e registro das plantas de quintal utilizadas na culinária mineira. Através da técnica de aquarela apresentam uma rica iconografia das plantas, seus frutos, folhas, flores e raízes. Soma-se a essas imagens, o sabor das receitas elaboradas pelo chef Eduardo Avelar, em releituras contemporâneas dos ingredientes, completando um menu que inspira e estimula todos os sentidos. Publicado pela Editora Unicult, em 2014, tem a assinatura de Gerosina Marques e a participação, entre outros aquarelistas, da artista plástica de Contagem, Helena Rodrigues.
Mesmo em uma sociedade repleta de recursos tecnológicos, a ilustração naturalista ainda é uma forma de representar o tema estudado de uma maneira mais didática, que atende não só ao objetivo acadêmico, mas traz beleza e desperta interesse nos leitores. O aspecto decorativo é outro ponto importante do livro e da mostra, que por sua leveza e simplicidade provoca o desejo de contemplação e admiração.
A exposição – Os trabalhos de Helena Rodrigues e Gerosina Marques ilustram o livro: Aquarela & sabores da culinária mineira. Seguindo a mesma linha e atendendo ao convite das amigas, Leir Barbosa ajuda a compor esta exposição com trabalhos que não estão presentes na publicação, mas reforçam e valorizam ainda mais a mostra. Estas aquarelas foram realizadas com objetivo documental e científico, representando plantas que estão presentes na culinária mineira. As pinturas organizadas em forma de exposição mostram ao público de Contagem que a arte atende a vários objetivos. A mostra ficará aberta à visitação, de segunda a sexta, das 9 às 17h, até 30/12, com entrada franca.

Serviço
Exposição:
Até 30 de dezembro
Galeria do Centro Cultural
(Casa Amarela)
Rua Dr. Cassiano, 130, Centro
Abertura da Exposição e Lançamento do Livro
Visitação:
de 2ª a 6ª, das 9 às 17h
Informações: (31) 3352-5347
projetotudoaver@gmail.com
Contato:
Helena Rodrigues
helenaeldorado@hotmail.com

Últimas Matérias

spot_img
Artigo Anterior
Próximo Artigo
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar