segunda-feira, 2 dezembro

    Cuidados com a alimentação no natal

    Matérias Relacionadas

    Edição 1241 – 29 de Novembro de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Reversão do ICMS Educação

    Justa distribuição Mais uma reunião sobre o repasse financeiro do...

    isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil

    O governo enviará, combinado ao pacote de corte de...

    Alteração de alíquotas do Ipsemg é aprovado

    Foi aprovado em 1º turno, na Reunião Ordinária desta...

    Vereadores questionam privatizações

    O Governo do Estado protocolou na Assembleia Legislativa de...

    Compartilhar

    Alguns especialistas afirmam ser possível engordar mais de 2kg em apenas uma noite natalina. É claro que o esforço para manter o corpo em dia e comer de maneira saudável deve ser durante todo o ano, mas é preciso redobrar a atenção nessa reta final. Nina Caselato, nutricionista clínica e funcional afirma ser possível aproveitar as festas sem sair da linha. “O importante é tirar o foco dos alimentos e sim aproveitar as companhias, o evento.

    Dê uma olhada geral em todos os alimentos que tem na ceia primeiramente e depois escolha o que irá comer. Não saia comendo tudo!”. Uma boa dica da especialista é comer algo antes de ir à festa para não chegar com muita fome. “E tente comer de uma única vez ao invés de ficar beliscando, já que assim perdemos a noção do quanto comemos”, afirma.

    Como geralmente são muitas opções, a nutricionista recomenda optar por alimentos que sejam mais saudáveis ou menos gordurosos.

    Para carne, por exemplo, seria interessante um bacalhau ou lombo ou até mesmo carnes magras assadas e grelhadas. Use condimentos como gengibre, açafrão e canela para dar um toque especial, além disso, tente não comprar carnes que já vêm temperadas. Escolha também acompanhamentos como salada, arroz com lentilha, purê e evite farofas com muito bacon e manteiga, explicou Nina.

    De acordo com a nutricionista, não é recomendável comer menos em uma parte do dia para tentar compensar à noite ou durante o evento, mas usar a estratégia de comer de maneira mais leve e saudável em um dos períodos pode ajudar. “É interessante tomar chás para manter a hidratação, comer bem no almoço uma salada com uma carne e antes do evento ingerir uma omelete, por exemplo, ou uma salada com carne, caso já saiba que vai demorar”.
    A importância do sono – Ela ainda ressalta que é importante regular o sono. “Geralmente, em dias de festas, vamos dormir mais tarde do que o normal e isso pode refletir na alimentação. A dica é comer alimentos ricos em tripfotano (banana, castanhas, amêndoas, atum e abacate) que irão ajudar no cansaço”, destacou.

    Fonte: Nina Caselato, nutricionista clínica e funcional. Atua na Clínica Nuthree, em Belo Horizonte.