22 C
Contagem
sexta-feira, abril 12, 2024
HomeCadernosCidadeoperação "Natalina"

operação “Natalina”

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1227 12 de Abril de 2024

Edição Online da Edição 1225 do Jornal de Contagem Pop Noticias

Avanço econômico

Número bilionário O ano de 2023 significou um importante aumento...

Investimento histórico

Pacote de obras A Prefeitura de Contagem tem feito um...

Mais da metade dos vereadores trocam de partido

Foi encerrada, na última sexta-feira (05), a janela partidária...

Dia D de vacinação

A Campanha Nacional de Imunização contra Gripe (Influenza) ganhará...
Ir para Criarteweb

Com o objetivo de garantir mais segurança em sua região de atuação nos meses de dezembro, quando há uma maior circulação de pessoas nos comércios por conta das compras de Natal, e janeiro, quando há um esvaziamento da cidade em razão das férias, a 2ª Região da Polícia Militar (2ª RPM), lançou, no último dia 30 de novembro, as operações Natalina e Férias Segura, em Contagem.

Além do policiamento efetivo diário em Contagem, a Operação Natalina, que se estende até 01 de janeiro, terá o reforço de 300 policiais militares. Os batalhões da cidade (18º e 39º) trabalharão com uma sobreposição de forças aumentando o efetivo empregado, priorizando o policiamento a pé e com operações nos centros comerciais. Com isso serão promovidas ações informativas e interativas com a distribuição de panfletos e divulgação de dicas de segurança pública desenvolvendo um trabalho de sensibilização da comunidade e comerciantes sobre a adoção de medidas de autoproteção.

Já a Operação Férias Segura, que começa no dia 01 de janeiro de 2018 e vai até 01 de fevereiro, pretende garantir maior tranquilidade às pessoas que se ausentam mais tempo de suas casas em viagens.

De acordo com o comandante da 2ª RPM, coronel Mauro Alves, esse é um período em que há a circulação maior de valores, de dinheiro, e requer da Polícia Militar uma dedicação especial.

Faremos isso sem deixar de lado outros tipos de serviço já prestados. Nossos policiais e integrantes de outros órgãos que trabalham, por exemplo, no serviço administrativo estarão voltados para fazerem esse recobrimento, completou.

Operações conjuntas – A Polícia Civil também reforçará suas unidades e o monitoramento de pessoas suspeitas para coibir furtos e roubos. A Guarda Civil de Contagem vai participar com 40 agentes e 14 viaturas, além do videomonitoramento com drone. A Fiscalização de Posturas vai inibir o comércio irregular nas vias públicas e a Transcon atuará para evitar estacionamento proibido e organizar o fluxo de trânsito de veículos e pedestres.

Mais segurança nas compras

Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Contagem, Frank Sinatra, esta atenção especial da Polícia Militar neste período que antecede as festas de final de ano é essencial, especialmente para coibir a ação de infratores que aproveitam do aumento do trânsito de pessoas e veículos nas áreas comerciais, do volume de compras, da extensão do horário de funcionamento do comércio e do aumento da circulação de dinheiro em virtude do pagamento do 13º salário, que, consequentemente, geram um aumento das demandas.

Agradeço à 2ª Região, em nome dos lojistas de Contagem, por este reforço na segurança da nossa cidade, sobretudo nos centros comerciais, durante o período de Natal e Ano Novo, quando o fluxo de consumidores se eleva consideravelmente. Esta ação é muito positiva, pois aumenta a visibilidade dos policiais e inibi a criminalidade, trazendo maior tranquilidade para os consumidores e para os comerciantes, na principal data do ano para o varejo brasileiro, completa.

Frank Sinatra lembra que mesmo sabendo que policiais militares, “verdadeiros heróis, estarão nas ruas arriscando suas vidas para garantir a segurança e a tranquilidade de todos”, é necessário que os cidadãos se conscientizem da importância da autoproteção durante as compras.”O consumidor tem que ficar mais atento e ter cuidado, por exemplo, com bolsas, aparelhos celulares e outros objetos”, alerta.

Dicas de autoproteção

– Evite andar com muito dinheiro;
– Tenha dinheiro separado para pequenas despesas;
– Pague as compras com cheque ou cartão;
– Fique atento com sua carteira;
– Evite as aglomerações de pessoas;
– Antecipe suas compras para dias e horários de menor movimento;
– Não carregue muitos presentes ao mesmo tempo;
– Não transite ostentando objetos de valor que possam atrair a atenção;
– Fique atento aos esbarrões;
– Ao sair de casa, identifique as crianças (nome, endereço e telefone);
– Mantenha as crianças à vista;
– Evite utilizar joias e roupas que chamem a atenção;
– Não utilize o celular nem abra a bolsa em via pública;
– Aqueles que forem às compras com veículo próprio, procurem estacionar
em lugar de maior movimento e iluminado;
– Não deixe embrulhos, sacolas e outros objetos à vista dentro do carro estacionado e certifique-se de que todas as portas, inclusive a do
porta-malas, estão trancadas.

Últimas Matérias

spot_img
Artigo Anterior
Próximo Artigo
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar