Upas terão laboratórios

0
2
Unidades de Pronto Atendimento de Contagem passarão a contar com setor de análises clínicas (Fábio Silva)

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Contagem passarão a contar, até o final do ano, com uma unidade de coleta e análises clínicas, como previsto em contrato com o prestador laboratorial da rede SUS/Contagem, o Grupo Santa Casa. Serão feitos exames típicos dos atendimentos de urgência, como aqueles feitos com amostras de sangue e de urina.

As UPAs JK, Ressaca e Vargem das Flores já possuem suas respectivas unidades
laboratoriais e têm condições de fazer a coleta e processamento em suas próprias instalações,
o que potencializa a tomada de decisão clínica e a necessidade de novos exames.

As UPAs Sede e Petrolândia ainda não dispõem desse tipo de estrutura. Nessas duas unidades, quando os pacientes precisam fazer exames laboratoriais o material coletado ainda precisa ser encaminhado ao Hospital Municipal de Contagem (HMC) para análise. Só após processamento dos dados, os resultados podem ser compartilhados com a UPA de origem, dando condições às equipes de saúde de prosseguirem com a assistência prestada. Com a implantação de um laboratório de análises clínicas nessas duas unidades, também será possível obter mais agilidade nos cuidados prestados nas UPAs Sede e Petrolândia.

Nos atendimentos de urgência e emergência, o tempo é muito precioso
para direcionar a conduta clínica mais adequada e, muitas vezes, os profissionais precisam de exames de apoio para complementar o diagnóstico. Com o laboratório em todas as UPAs, o benefício é mútuo para pacientes e profissionais, ressaltou o assessor técnico da Superintendência de Urgência e Emergência (Surg) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Alexandre Viana de Andrade.

SEM COMENTÁRIOS