25.6 C
Contagem
quinta-feira, março 28, 2024
HomeColunas5sO cuidado se aprende desde criança

O cuidado se aprende desde criança

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1226 22 de Março de 2024

Edição Online da Edição 1225 do Jornal de Contagem Pop Noticias

Fortes chuvas causa estragos

Destruição A cidade de Contagem registrou um verdadeiro temporal na...

Mobilização “Minas Grita pelo Leite”

Um evento que reuniu mais de 7 mil produtores...

Programa Asfalto Novo

Mais Segurança Ruas e avenidas de Contagem estão recebendo novo...

Jubileu de Nossa Senhora das Dores

A Paróquia São Gonçalo realizou, entre os dias 15...
Ir para Criarteweb

Houve um tempo em que os seres humanos não haviam desenvolvido valores morais de respeito ao outro. Naquela situação, tribos estavam sempre em conflito.
A sobrevivência de uma tribo dependia de defesa forte e ataque igualmente forte, com guerreiros dedicados a lutar, matar e morrer. Isso cabia aos homens. Muitos homens morriam em combate. E precisavam ser substituídos.
Cabia às mulheres fornecê-los.
Desenvolveu-se a tradição de adestrar meninas para se tornarem reprodutoras e cuidadoras de crianças pequenas. Aos meninos, entregavam espadas, arcos e flechas e técnicas para agredir e matar inimigos. Também engravidar suas mulheres e as mulheres de inimigos mortos.

Séculos e séculos se passaram desde a pré-história.

Muitos costumes evoluíram. Chegamos ao ponto de nos organizar em grandes cidades. Bilhões de pessoas já aprenderam que o respeito ao outro, a harmonia na comunidade e a educação para a boa convivência são os melhores caminhos para a paz e a segurança. São pessoas que resolvem seus problemas sem causar problemas para outros. Nos momentos de conflito, procuram a melhor solução, o consenso. Usam o diálogo, mesmo sendo muito e muito mais demorado do que dar um tiro.
Quando essas pessoas formam casais, criam juntas os seus filhos, compartilhando tarefas. Não há mais necessidade de adestrar meninas e meninos em tradições antigas. Mulheres dirigem caminhões, homens trocam fraldas. Hoje, são atividades tão comuns que podem ser tornar brincadeiras de crianças: meninas que se distraem com caminhões de brinquedo e meninos que trocam fraldas de boneca. Permitir essa naturalidade é promover o entendimento do outro, passo importante para o respeito, a formação de valores morais saudáveis.
Wagner Matias de Andrade
www.5s.com.br

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar