Febre maculosa

0
0
Carrapato-estrela é o responsável por transmitir a febre maculosa (Foto: CDC/ Dr. Christopher Paddock/ James Gathany)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Contagem, por meio do setor de Vigilância em Saúde, informa que os exames realizados em Adriano Pereira dos Santos Ribeiro (42), falecido em 24/10/2017, no Hospital Santa Rita (hospital privado), apresentaram diagnóstico positivo para febre maculosa, de acordo com a Fundação Ezequiel Dias (Funed-MG).

Adriano era lavrador, morava na região rural da cidade de Florestal, mantinha contato diário com vários animais e veio transferido dessa cidade para o Hospital Santa Rita (Contagem) com queixas de náusea, vômitos, cefaleia, dor abdominal, diarreia, mialgia e prostração, tendo apresentado sintomatologia e evolução clínica compatível com febre maculosa.

As Secretarias de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e da cidade de Florestal, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), já foram comunicadas sobre o resultado positivo para febre maculosa.
Havia três casos suspeitos de febre maculosa no município. A primeira confirmação de diagnóstico para a doença foi referente a Aristeu de Souza, 42 anos. Com o resultado positivo para a doença relativo ao paciente Adriano Pereira dos Santos Ribeiro, são dois casos confirmados. Havia uma terceira suspeita de febre maculosa referente ao paciente Luciano Moreira Souza (37), que deu entrada no Hospital Municipal de Contagem (HMC) na segunda-feira (23), com quadro de gengivorragia e febre alta. Os exames para

investigação de febre maculosa e arborvirores deram negativos. O diagnóstico do
paciente ainda esta sendo investigado. Paciente esta consciente, estável e sem previsão de alta.

Na quinta-feira (26), a prefeitura de Contagem realizou uma ação de prevenção à febre maculosa no bairro Nacional, onde morava Aristeu de Souza, que foi o primeiro caso confirmado de febre maculosa no município. Equipes de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE) distribuíram panfletos explicativos sobre sintomas da doença e cuidados com animais. O carrapato estrela é o transmissor da febre maculosa. A prefeitura de Contagem também emitiu nota técnica alertando toda a rede de Urgência e Emergência do município quanto à doença. Também estão sendo discutidas ações necessárias ao combate à doença com a Secretaria Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH) e a SES-MG.

SEM COMENTÁRIOS