20.3 C
Contagem
segunda-feira, abril 15, 2024
HomeCadernosCidadeCentral por Telefonia

Central por Telefonia

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1227 12 de Abril de 2024

Edição Online da Edição 1225 do Jornal de Contagem Pop Noticias

Avanço econômico

Número bilionário O ano de 2023 significou um importante aumento...

Investimento histórico

Pacote de obras A Prefeitura de Contagem tem feito um...

Mais da metade dos vereadores trocam de partido

Foi encerrada, na última sexta-feira (05), a janela partidária...

Dia D de vacinação

A Campanha Nacional de Imunização contra Gripe (Influenza) ganhará...
Ir para Criarteweb

O secretário de Estado da Saúde de Portugal, Manuel Delgado, estará em Contagem em 16 de novembro, quando assina o Memorando de Intenção para criação de uma Central de Atendimento por Telefonia, que funciona 24 horas. O sistema está consolidado no país europeu, com a atuação de mais de 40 enfermeiros e uma equipe médica capacitada.

Esse modelo foi desenvolvido durante quatro anos em Portugal e obedece todos os protocolos médicos do nosso país. Agiliza o atendimento, reduz em 30% o número de consultas nas unidades de saúde e consequentemente os custos, destacou Delgado durante reunião com o prefeito Alex de Freitas, em Lisboa, no último dia 19, para alinhar a implantação de uma central em Contagem. A Secretaria de Estado da Saúde lusitana se equivale ao Ministério da Saúde no Brasil.

Manoel Delgado explicou que ao ligar para a Central de Atendimento a pessoa recebe orientações da equipe de profissionais da saúde, que faz perguntas sobre o que o solicitante está sentindo.

Para que não haja divergências, é feita a mesma pergunta de formas diferentes. O atendente questiona, por exemplo, quanto de febre a pessoa tem. Depois de mais um tempo de diálogo, pergunta qual a temperatura da pessoa, completou.

Caso fique constatado que a pessoa necessita de atendimento médico presencial, ela é encaminhada à unidade de saúde mais próxima de casa. No Brasil, atendimentos pediátricos já são feitos por meio do telefones disponibilizados pelos médicos após a criança ser levada ao consultório.
A audiência de Alex de Freitas com Manuel Delgado foi agenda pelo deputado Antônio Jorge (PPS), ex-secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais. O prefeito estava acompanhado do secretário Municipal de Comunicação e Transparência de Contagem, Guilherme Ítalo, e do deputado João Vítor Xavier (PSDB).

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar