Jogos Indígenas

0
0
(Foto: Reprodução/Internet)

A 5ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas de Minas Gerais acontece entre os dias 13 e 17 de setembro e será realizada na reserva indígena Xucuru-Kariri, localizada no município de Caldas, no Território Sudoeste. Participam dos Jogos cerca de 1.000 indígenas, com idade a partir dos 15 anos, de 11 etnias de todo o estado.

Idealizados pelo Conselho dos Povos Indígenas do Estado (Copimg), os Jogos Indigenas buscam promover o esporte socioeducacional nas aldeias indígenas mineiras como instrumento de fortalecimento da identidade das culturas tradicionais. Anualmente, deixam legados importantes nas comunidades distribuídas em seis regiões do estado.
Estarão em disputa as modalidades Derruba o Toco, Arco e Flecha, Cabo de Guerra, Zarabatana, Corrida do Maracá, Bodok, Arremesso de Lança e Futebol. Os três primeiros colocados em cada modalidade receberão troféus tradicionais, produzidos pelos próprios indígenas da etnia anfitriã da competição.

O evento é aberto ao público e viabilizado pela parceria da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp) com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Prefeitura Municipal de Caldas, e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

SEM COMENTÁRIOS