27.9 C
Contagem
domingo, março 17, 2024
HomeColunas5sAs latas de cerveja e as ideias

As latas de cerveja e as ideias

Date:

Related stories

Edição 1225 – 01 de Março de 2024

Edição Online da Edição 1225 do Jornal de Contagem Pop Noticias

Perdas milionárias para municípios (Ação de Mobilização)

Ação de mobilização A Região Metropolitana de Belo Horizonte esteve...

Ações de combate às arboviroses

Campanha A Prefeitura de Contagem segue intensificando as ações de...

Escola digital

Abertura Cerca de 350 estudantes da rede municipal de ensino...

Vacinação contra gripe

População protegida O Ministério da Saúde decidiu antecipar a campanha...
Ir para Criarteweb

No final dos anos 1970, a empresa japonesa Canon definiu a meta de criar uma copiadora de baixo custo e que não dependesse de manutenção de técnicos especializados. Assim poderiam vendê-la para residências e pequenos escritórios espalhados por todo o mundo.
Um grande desafio foi desenvolver o cilindro do cartucho de toner. Como este cartucho seria descartável, seus componentes tinham que ser baratos e com garantia de qualidade. Uma empreitada de “esquentar” a cabeça.
Para “refrescar”, pediram cerveja.
Com a cabeça cheia de tentativas de solucionar problemas, o lider da equipe, Hiroshi Tanaka, mirou a embalagem e perguntou:
– Qual o custo de fabricação dessa lata de cerveja?*
Resultado: inspiraram-se na tecnologia da fabricação da lata de cerveja para produzir o cilindro de alumínio da copiadora.
Para que essas coisas aconteçam, é preciso definir sonhos e metas e colocá-los lá na frente. Isto feito, nossos consciente e inconsciente procurarão meios de chegar lá. E os recursos são fartos, mas estão misturados em obstáculos e dificuldades.
O 5S serve para limpar o caminho e tornar o percurso mais leve e objetivo.
Praticando o 5S** no dia a dia, sua percepção de oportunidades ficará mais apurada e terá mais habilidade para superar os desafios. E sem ressaca.
Ob.: o personagem da direita foi inspirado em um motorista de taxi que não tinha dinheiro para pagar novamente o exame para renovar a carteira. Como bebia muito, tremeu durante o primeiro exame.

* Você pode ler mais sobre esta história no livro Criação do Conhecimento na Empresa, de IkujiroNonaka e HirotakaTakeuchi, pela Editora Campus, páginas 161 a 173.
** Esta tira em quadrinhos é primeira dica da cartilha Cada Vez Melhor, que orienta a estudantes e trabalhadores o 5S Semanal para melhoria contínua .

Wagner Matias de Andrade – www.5s.com.br

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar