Cidade lança EducaOnline

0
7
Os estudantes do 6º ano receberão um notebook que será usado como caderno (Foto: Newton de Castro Resende)

O EducaOnline, projeto que vai viabilizar internet para toda comunidade escolar foi lançado na terça-feira (29) pela Prefeitura de Contagem. O objetivo é informatizar e modernizar tecnologicamente toda a rede municipal de ensino, visando dinamizar o funcionamento das escolas e melhorar o aprendizado dos estudantes. Pelo menos 600 pessoas, entre estudantes, educadores e autoridades participaram do evento.
Serão disponibilizados 20 MB e conexão Wi-Fi para serem utilizados por professores e estudantes em período escolar durante a realização de oficinas e conteúdos na instituição de ensino.

O EducaOnline se compõe por gestão na escola. O projeto dá possibilidades na formação de cidadãos. Queremos alavancar também o processo de emprego e renda no município, explica Joaquim Antônio Gonçalves, secretário Municipal de Educação. O processo de licitação será iniciado neste ano.

Salas modernas – No ano que vem, as salas receberão lousas digitais com tecnologia interativa e dinâmica. A proposta tem o objetivo de deixar as aulas mais dinâmicas e atrativas. Além disso, a Prefeitura de Contagem firmou uma parceria com a Microsoft, em uma ação inédita na rede pública. A partir de 2018, os 5 mil estudantes do 6º ano e os 550 professores receberão um notebook reversível que será usado como caderno digital.

Queremos que os nossos alunos saiam das salas de aula protagonistas na busca por um futuro justo e melhor. É somente na educação que mudaremos o mundo e será com esse investimento que vamos trazer o melhor para a nossa cidade, destaca o prefeito, Alex de Freitas. Os investimentos em aparelhos tecnológicos serão de 15 milhões.

Ferramentas – “Queremos transformar as escolas naquilo que o século XXI tem para nos mostrar com o uso das tecnologias. As ferramentas possibilitam que os estudantes estejam mais capacitados para o mercado tecnológico”, salientou o Gerente de Educação da Microsoft para a América Latina, Rogério Boros ao mostrar as ferramentas tecnológicas usadas em salas de aula. A palestra foi o pontapé inicial para a utilização do equipamento na rede de ensino da cidade.

A Secretaria Municipal de Educação também prepara ferramentas para que os pais tenham acessos às informações das escolas em tempo real, como os sistemas que permitirão ao responsável pelo aluno consultar, pelo celular, a presença ou ausência dos filhos, além de verificar suas notas. O estudante ainda receberá um cartão magnético de identificação para acesso à escola, ao transporte e à merenda.

SEM COMENTÁRIOS