25.6 C
Contagem
quinta-feira, março 28, 2024
HomeCadernosCidadePlano diretor

Plano diretor

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1226 22 de Março de 2024

Edição Online da Edição 1225 do Jornal de Contagem Pop Noticias

Fortes chuvas causa estragos

Destruição A cidade de Contagem registrou um verdadeiro temporal na...

Mobilização “Minas Grita pelo Leite”

Um evento que reuniu mais de 7 mil produtores...

Programa Asfalto Novo

Mais Segurança Ruas e avenidas de Contagem estão recebendo novo...

Jubileu de Nossa Senhora das Dores

A Paróquia São Gonçalo realizou, entre os dias 15...
Ir para Criarteweb

A população de Contagem terá mais uma oportunidade de contribuir com a elaboração do novo Plano Diretor, que vai nortear as políticas públicas do município nos próximos dez anos. Neste sábado (19) acontece a 3ª Conferência de Políticas Urbanas de Contagem, das 8 às 17h, no auditório da Faculdade Una.
Marcos Botelho, Gestor do Departamento de Controle Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), explica que a legislação prevê revisões do Plano Diretor a cada quatro anos e a consulta popular é uma determinação legal, prevista no Estatuto das Cidades, regulamentada pela Resolução 25.

Os delegados eleitos em pré-conferências vão se encontrar agora com o apoio técnico da prefeitura para conhecer as propostas das áreas técnicas do Executivo, Legislativo, do setor produtivo e toda a sociedade civil para a elaboração do Plano Diretor, diz.

O Plano Diretor, cuja elaboração está sendo gerenciada pela Semas, engloba toda a legislação urbanística: Código de Posturas, de obras, saneamento básico e as leis de políticas ambientais.
Após a Conferência, o conteúdo apresentado passa por uma leitura técnica e é remetido ao Conselho Municipal de Políticas Urbanas (Compur), para homologação. Em seguida, a documentação é remetida à Procuradoria-Geral do Município, para apreciação e formatação do projeto de lei.

Por fim, é encaminhado à Câmara Municipal, que promove uma audiência pública, chamando a sociedade a participar novamente. Após aprovação na Câmara, o projeto é transformado em lei.

Serviço
3ª Conferência de Política
Urbana – Plano Diretor Contagem
Data: 19 de agosto
Horário: das 8 às 17h
Local: Local: auditório da Faculdade UNA Contagem (av. João César de Oliveira, 5.775, bairro Beatriz)

Últimas Matérias

spot_img
Artigo Anterior
Próximo Artigo
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar